José Gleilton da Silva: Quisera Percorrer a Terra
Santa Teresinha, antes da sua morte, traçou o que para os carmelitas descalços, (feminino e masculino) e os carmelitas seculares, conhecemos como a PEQUENA VIA
Essa PEQUENA VIA, não foi premeditado para tornar-se Santa; ela cita que quero ser uma Santa, mas não no sentido de brigar pelo primeiro lugar. Uma santa que não precisava se exibir, ela se exibia para a Bondade de Deus. Só isso é o que bastava.
Entende e compreende mal, quem tem essa linha de pensamento, dessa exibição prévia em ser SANTA a todo e qualquer custo. Só o amor que poderia transformá-la.
A entrega heroica de Santa Teresinha à vida religiosa coloca-nos diante de uma verdade: nós nascemos para DEUS. Não há outro meio ou lugar onde o ser humano encontre a felicidade autêntica senão na realização total da sua vocação cristã.
Por isso, para cumprir o seu chamado, SANTA TERESINHA descobriu um caminho inteiramente novo, uma Pequena Via, que pode ser igualmente percorrida por cada um de nós.
Essa Pequena Via, trata-se de um caminho pelo qual tornamos ofertas de amor a Deus nas pequenas coisas do dia a dia.
a) O Manuscrito C, 2v – é o único lugar nos escritos onde Teresa fala de uma “pequena via”.
b) No decorrer dos seus escritos, vamos percebendo a sua experiência de amor e vida e sua pequena via.
c) A pequena Via de Teresa é uma entrega de amor e sacrifícios. Pra ela é libertador.
d) No Livro Uma Noviça de Santa Teresinha, a sua noviça Irmã Maria da Trindade, faz a seguinte pergunta:
Que fazer quanto se tem o espírito cheio de distrações?
A Santa responde: Eu também tenho muitas distrações, mas quando percebo, rezo pelas pessoas que ocupam minha imaginação e elas se beneficiam então de minhas distrações.
Teresinha, a mestra do Noviciado ensina a pequena Via, que ela descobriu na Sagrada Escritura e da qual ela percebe sempre mais a maravilhosa eficácia: p caminho da confiança para chegar ao amor.
Ainda no Livro Uma Noviça de Santa Teresinha, esta Pequena Via, de confiança e amor, Teresinha não a descobriu nos livros. De onde lhe vem esses ensinamentos? Pergunta lhe um dia sua noviça.
“É o bom Deus somente que me instrui. Nenhum Livro, Nenhum teólogo me ensinaram, contudo sinto no fundo do meu coração que estou com a verdade.”
Ainda na sequência, a noviça pergunta:
Se eu fosse infiel não iria direto para o céu?
Teresinha responde:
Oh! Não é isso, responde Teresinha. O bom Deus é tão bom que se arranjaria de tal modo para que você não perdesse nada., mas quem perderia amor seria Ele!
Um dia que Irmã Maria da Trindade lhe contou sua intenção de expor a “A pequena Via” a seus parentes, Teresinha a preveniu:
“Preste bem atenção ao lhes explicar, porque nossa Pequena Via mal compreendida, poderia ser tomada por quietismo ou iluminismo.
A preocupação da Santa:
Quietismo é o nome pejorativo dado a um conjunto de crenças cristãs que cresceram em popularidade na França, Itália e Espanha durante o final da década de 1670 e 1680, particularmente associadas.
O Iluminismo, também conhecido como Século das Luzes e Ilustração, foi um movimento intelectual e filosófico que dominou o mundo das ideias na Europa durante o século XVIII, “O Século da Filosofia
O Beato Frei Maria-Eugênio, em seu livro TEU AMOR CRESCEU COMIGO, num breve relato cita sua entrada no Carmelo, que após a permissão dos seus superiores, ainda fizeram esperar, que finalmente entra na clausura só em 9 de abril de 1888, durante a semana da Páscoa.
Numa outra citação, Madre Maria Gonzaga diz: Bem se vê que nossos claustros são varridos por uma menina de 15 anos de idade. Tinha medo de aranhas; quer dizer que não varria bem os cantos. Conseguia se vencer, mas enfim era frequentemente censurada e assim recebeu, da parte da Priora uma formação muito firme.
Por diversas vezes Teresa, se sentia só. Se achava muito isolada.
Por muito tempo ficou com a Irmã Inês, mas sempre mostrou muita fidelidade a regra, nunca falando de si mesma.
Por fidelidade, tenta fazer as mortificações de uso. Uma cruzinha com um prego, mas, caindo imediatamente doente, compreende que Deus não lhe pede isso. Ao mesmo tempo não lhe dão muita atenção na comunidade, por ser jovem e forte. Um dia, uma irmã foi procurar a Priora e lhe diz: Estamos tirando a saúde de Irmã Teresa. A cozinheira, com efeito, lhe dará para comer todos os restos, mesmo um pouco estragados, porque ela nunca se queixa. Nela se verifica uma fidelidade extraordinária.
Teresa vive de SÃO JOÃO DA CRUZ, e entra nesse mesmo tempo em angústia profunda. Ela própria diria: “Entregar-se ao amor é entregar-se a todas as angústias.”
No Capítulo XI da História de Uma Alma, Santa Teresinha conta à irmã mais velha Maria, o sonho mais consolador da sua vida. Era o dia 10 de Maio de 1896, quando a tempestade das tentações contra a fé já bramia sobre sua alma.
Adiante, no livro Retiro com Santa Teresinha, do padre Liagre, Teresa é o tipo da alma que se entregou sincera e simplesmente ao desejo de amar. Esse desejo, por sua natureza, torna-se necessariamente ilimitado. A razão é simples: Deus sacia nessa alma sua sede de ser amado.
Creiamos em Teresa quando ela nos diz: Nunca dei a Deus senão amor!
No Livro do Beato Frei Maria- Eugênio, AO SOPRO DO ESPÍRITO (ORAÇÃO E AÇÃO) Teresa nos descreve como fazia oração num período de aridez, muitas vezes até dormindo, porque cansada e incapaz de se manter acordada. Estava na escuridão, dizia ela; não tinha consolação, nem mesmo um só bom pensamento, e no entanto, Voltada sempre para DEUS, POR UM ATO DE fé, por um ato de amor; ela fazia oração dessa maneira.
ante…
Nos escritos de Conselhos e Lembranças da própria santa, Teresa via com alegria que, apesar de seus nove anos de vida religiosa, ficara sempre no Noviciado, não fazendo parte do Capítulo conventual e sendo considerada uma criança. Quantas vezes, desde sua adolescência, não repetira com entusiasmo esta palavra de São João da Cruz: Senhor, sofrer e ser desprezado por vós!
Ainda nos escritos O ESPÍRITO DE SANTA TERESA, Um dia em que nossa Santa lançava pétalas de rosas ao crucifixo do claustro, perguntaram:
É com intenção de obter alguma graça?
Oh! Não, responde vivamente, é para dar prazer a Jesus; não quero dar para receber.
NA HORA SANTA, confiou a uma noviça, há um versículo que recito todos os dias, a contragosto. É este: – SALMO 118,12.
E a santa completava Ó MEU JESUS, sabeis bem que não é pela recompensa que vos sirvo, mas unicamente porque vos amo e para salvar as almas.
No período de 22 a 26 de Setembro de 2024, teremos a visita das relíquias de SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, no Carmelo do Imaculado Coração de Maria e Santa Teresinha, em Cotia.
A visita das relíquias, iniciaram no início do ano, peregrinando por vários Carmelos, Santuários e Dioceses. Faz parte das comemorações dos 100 anos de Canonização de Santa Teresinha, em 2025.
Informações Importantes:
Na Igreja Católica Apostólica e Romana, relíquias são objetos físicos associados a um santo ou candidato à santidade – parte do corpo da pessoa ou algo com o qual ela esteve em contato. As relíquias não são adoradas, mas tratadas com respeito religioso.
A beatificação é uma permissão de culto de um bem-aventurado atendido a um grupo de fiéis (um país ou um instituto religioso). Mas, vale lembrar que aquele bem-aventurado não é proposto como modelo de santidade pelo mundo todo e que para se tornar um beato é necessário comprovar um milagre ocorrido por sua intercessão.
A canonização é o processo que confirma que um beato é declarado santo pela Santa Sé. É o último passo para que uma pessoa seja reconhecida como santa pela Igreja Católica. Para ser canonizado, um candidato passa por três etapas: Confirmação das “virtudes heroicas, Beatificação, Canonização
Texto de – José Gleilton da Silva
Fonte: Obras Completas de SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS
Site do Vaticano – Santa Sé
Postulante – Comunidade Nossa Senhora do Carmo – Higienópolis – SP
Ordem dos Carmelitas Descalços Seculares – OCDS
Telefone para Informações – Carmelo de Cotia: (11) 4703 2000