Judô de Cotia conquista título na 1ª etapa do Campeonato Paulista

No sábado (25), três jovens judocas da Sejel Cotia disputaram a primeira etapa do Campeonato Paulista de Judô. Realizado nas dependências do Alphaville Tênis Club (Barueri), esta fase regional reuniu atletas das categorias de base (Sub 11, Sub 13, Sub 15, Sub 18 e Sub 21) das entidades que compõem a 7ª Delegacia Regional da Federação Paulista de Judô (Cotia, Ibiúna, Araçariguama, Barueri, Jandira, Osasco, Taboão da Serra, Itapecerica da Serra, Sorocaba, Votorantim, Salto, Caieiras, Itu e Cesário Lange).

Raul Moraes foi campeão no Sub 15 pesado, classificando-se para a fase Inter-regional em Itapetininga (09/04). Roberto Oliveira Jr e João Kamegasawa também disputaram o evento, mas não subiram ao pódio. Pietro Khamis e Elvis Tashiro também compuseram a delegação, atuando como oficial técnico e árbitro no evento.

Os representantes cotianos fazem parte de um projeto de renovação da equipe, que começou a ser desenvolvido no ano passado. Nossa equipe conta com uma equipe principal (acima de 21 anos) composta por atletas em nível estadual, tendo conquistado a terceira colocação nos Jogos Abertos do Interior em 2016. A maior parte deste grupo de atletas foi formada nos antigos pólos de judô de Cotia (Assa e Sesi).

O desafio é possibilitar que uma nova geração de atletas do município possa fazer parte da equipe principal. Para isso, diversas ações estão sendo estudadas, como o aumento das participações em torneio amistosos, realização de festivais no município e intercâmbios com entidades da região. Inicialmente, cerca de 15 atletas compõem este grupo de jovens atletas em desenvolvimento, todos matriculados nas turmas de judô da Academia Municipal de Lutas de Cotia. Os alunos que não disputaram neste final de semana participarão do Torneio Amistoso de Votorantim, em maio.