Leitor mostra que base da GCM no Atalaia está abandonada

A Prefeitura de Cotia construiu há alguns anos bases da Guarda Civil em vários pontos da cidade. Esses locais, na verdade, eram para abrigar guardas civis, ambulâncias, Samu e defesa civil, mas não foi bem assim. As principais, como no Centro, Caucaia e Granja Viana até recebem de vez em quando viaturas, mas os demais serviços nunca foram vistos.

Para piorar, as bases passaram a ser alvo de vandalismo, como já mostrou o Jornal Cotia Agora. Criminosos já roubaram portas e materiais de fácil venda para reciclagem e hoje esse pontos dão sinais de abandono, como mostram as imagens enviadas por um leitor do Atalaia. Ele conta que faz um tempão que a situação está assim e que é raro ficar viatura no local.

Em matéria publicada em 2022, nossa reportagem mostrou a reclamação de um comerciante do Centro, que disse que a base no final da Rua Senador Feijó é um “trambolho” que só atrapalha a visão dos comerciantes e munícipes e é sem utilidade.

Segundo a Prefeitura de Cotia, as bases serão reformadas em 2024. Segundo apuramos, a do Centro não será retirada, mesmo com a nova base que foi instalada no antigo banheiro da Praça Joaquim Nunes e que já está sendo usada pelos GCMs. Ela conta com banheiro, cozinha e sala.