Licitação para obras da Raposo Tavares está na fase final

Uma Concorrência Pública está escolhendo a empresa que irá executar as obras de mobilidade da Raposo Tavares entre os kms 21 e 30, que preveem melhorar o fluxo da rodovia.

O vereador Sergio Folha informou que esteve presente à sessão de abertura dos envelopes de “Documentação”, na Concorrência Pública 298/2022-CO, promovida pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem.

Na sessão em que o vereador foi o único representante de Cotia presente, a Comissão abriu os envelopes de documentação dos três concorrentes habilitados pelas propostas comerciais, rubricou-os e os encaminhou para análise técnica. Nos próximos passos, a comissão declarará o vencedor da licitação, homologando-a e atribuir as obras, que começarão tão logo seja expedida a Ordem de Serviço.

Intervenção necessária

O Plano de Mobilidade da Raposo prevê a construção de várias alças, viadutos e marginais. A pretensão é melhorar a mobilidade em trechos que fazem a Raposo Tavares parar por longos quilômetros, chegando muitas vezes os congestionamentos se iniciarem no km 38 e só se dissipar após o km 21.

Com a implantação de viadutos e alças na saída da Avenida José Giorgi; no km 26 (que permitirá o acesso rápido ao Parque São George); na altura do The Square (permitindo acesso à Estrada da Aldeia e outros bairros na região) e viaduto em ferradura na altura do km 21, o trânsito se dissipará mais rapidamente, tornando-se mais veloz, segundo o projeto.

Além das obras (inclusive o alargamento do viaduto do km 23, que trava a Raposo), estão previstas a implantação de marginais.