Linha de trem que serve a região terá velocidade reduzida por quatro meses

As linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, administradas pela ViaMobilidade, vão operar com velocidade reduzida e maior tempo de parada pelos próximos três a quatro meses. Segundo os cálculos da empresa, o tempo total de viagem nas duas linhas aumentará em sete minutos, com acréscimo aproximado de um minuto no intervalo entre os trens.

A medida temporária, que teve início na segunda-feira (20), foi tomada após o descarrilamento de um trem entre as estações Sagrado Coração e Itapevi, no sábado (18). Na ocasião, uma mulher chegou a passar mal, e os passageiros precisaram dos vagões e caminhar nos trilhos.

Desde o início da gestão da concessionária, as linhas vêm enfrentando uma série de falhas em equipamentos, trens, sinalização, trilhos, além de descarrilamentos. Segundo dados obtidos por LAI (Lei de Acesso à Informação), com exclusividade pelo R7, foram contabilizadas 157 ocorrências apenas no ano passado.

De acordo com a ViaMobilidade, com base em um mapeamento, a velocidade máxima será reduzida de 90 km/h para 70 km/h em alguns trechos importantes para manutenção da via permanente, incluindo trilhos e dormentes.

“Ação temporária, que deve permanecer pelos próximos 3 a 4 meses, de acordo com o avanço nas intervenções. Para isso, a concessionária triplicou as frentes de trabalho que atuam na via”, informou a concessionária.

A Linha 8 tem estações na região: Osasco, Comandante Sampaio (Osasco), Quitaúna (Osasco), General Miguel Costa (Osasco), Carapicuíba, Santa Teresinha (Carapicuíba), Antônio João (Barueri), Barueri, Jardim Belval (Barueri), Jardim Silveira (Barueri), Jandira, Sagrado Coração (Jandira), Engenheiro Cardoso (Itapevi), Itapevi, Santa Rita (Itapevi) e Amador Bueno (Itapevi).

Do r7 – Foto: Diário do Transporte