Linhas de vans e lotações da RTO em Cotia e região tem prazo de renovação estendido

As vans e micro-ônibus utilizados na operação da RTO – Reserva Técnica Operacional, sistema gerenciado pela EMTU – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, terão mais seis meses para serem renovados após atingirem a idade máxima.

O prazo foi prorrogado na sexta-feira (6), a partir da autorização da Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Atualmente, a vida útil dos veículos que operam linhas da RTO é de oito anos. Ao atingirem a idade máxima, devem ser substituídos por outros de fabricação mais recente.

A extensão do prazo foi pleiteada considerando as circunstâncias da pandemia que ocasionaram a utilização menos frequente dos veículos, tendo em vista a redução da demanda de passageiros. Além disso, a medida também considera as dificuldades financeiras enfrentadas pelos operadores dos serviços.

Para preservação das exigências de segurança, a EMTU definiu que, ao invés de inspeções semestrais, serão feitas vistorias trimestrais aos veículos que atingirem a vida útil até a sua substituição.

O sistema RTO – Reserva Técnica Operacional é composto por linhas intermunicipais operadas por empresas individuais. O veículo coletivo é de pequeno porte, sendo micro-ônibus e vans com capacidade para até 20 lugares.