Livro “Desculpa, atrasei!” relata os desafios e as dores da maternidade tardia

Quem vê Stella Wilderom hoje com seus dois filhos, a Aurora de 2 anos e David com três meses, não tem ideia do esforço, desafios e as perdas que abriram o caminho para a realização do sonho de ser mãe. Como muitas profissionais, a autora investiu na carreira corporativa até os 35 anos, quando decidiu encerrar a fase como executiva para abrir seu próprio negócio. A mudança de cenário foi fundamental para a maternidade ganhar espaço na sua vida e cerca de dois anos depois, iniciou uma das suas jornadas mais complexas. “Sou de uma geração que não fala sobre maternidade tardia. Passei por inúmeros profissionais de saúde e nunca me falaram nada sobre os impactos que a maternidade pode gerar, após os 35 anos. E este foi o gatilho para começar a escrever e dar vida para o livro, Desculpa, atrasei!”, conta Stella.

A autora relata ainda que seis meses após começar o processo, ela engravidou, mas passou por uma perda gestacional traumática para qualquer mulher. Meses depois, foi diagnosticada com infertilidade, por não conseguir engravidar naturalmente após um ano de tentativa. A partir deste momento, os desgastes físicos, emocionais e financeiros passaram a ser parte da sua vida. E, por conta disto, ela passou a anotar cada detalhe e começou, timidamente, a compartilhar com os seguidores de um perfil criado em uma rede social – que tem mesmo nome do livro -, suas dores e desafios.

Outro ponto que chamou a atenção da Stella, foram as mulheres que estavam em tratamento para engravidar ou que perderam suas gestações, não tinham coragem de abrir essas informações e sofriam em silencio com medo dos julgamentos e perguntas indiscretas. “O nome Desculpa, atrasei! –, nasceu da minha vontade de responder as pessoas do meu círculo de relacionamento que questionavam o porquê demorei para ter filhos. Eu me sentia atrasada e inadequada socialmente – o que é muito ruim-, pois a maternidade é uma opção que pode ou não fazer parte da vida de uma mulher”, explica.

Um tema muito presente e pouco falado no universo feminino
A ideia do livro é discutir as razões pelas quais as mulheres postergam a maternidade e como socialmente isso ainda é complexo, seja pelo preconceito ou pela pouca opção. As mulheres que escolhem a maternidade tardia, se deparam com desafios e tratamentos caros como o congelamento de óvulos, por exemplo. Além disso, a Stella relata, por meio de sua própria história, exames, profissionais, tratamentos e tudo o que passou com um único propósito: ajudar quem vive este momento a entender que é possível, apesar do tema ser tão presente e pouco falado no universo feminino. O livro fala da escolha do fertileuta ao planejamento financeiro para uma fertilização in vitro (FIV) e aborda pontos importantes do processo. “Espero que as coisas sejam mais fáceis para a geração da minha filha, porque a minha cresceu com a certeza que podia empurrar essa decisão e, a qualquer momento, poderia tentar engravidar sem problemas. E não é assim, fomos criadas em um ambiente com pouca informação e pressionadas por um mercado de trabalho que dificulta a vida das profissionais que desejam ser mães”. E conclui: “Espero que ao relatar minha vivência e compartilhar as informações que colhi ao longo do processo, possa ajudar outras mulheres a tomarem as decisões com mais precisão, com mais informações e segurança. Se tornar mãe, por si só, já é um dos maiores desafios da vida e ele deveria ser leve para todas nós.”, conclui Stella.

Mil picadas de amor para compartilhar
Em meio à uma pandemia e tratamentos, a Stella engravidou e foi diagnosticada com trombofilia e diabetes ao longo da gestação. Isso fez com que ela chegasse a praticamente mil injeções tomadas entre doses de enoxoparina sódica e insulina. “Em um dia com menos doses, eu tomava duas injeções, mas cheguei até cinco aplicações diárias, muitas vezes, com ajuda do Rodrigo, meu marido”, relembra.

Lançamento
O lançamento oficial do Desculpa, Atrasei! será neste sábado (6), das 17h às 20h, na Giostri Livraria e Teatro, que fica na Rua Rui Barbosa, 201 – Bela Vista – Capital. Mas o livro já se encontra disponível para compra no site da editora Giostri.

Sobre o livro

Título: Desculpa, Atrasei!
Subtítulo: Um guia honesto sobre maternidade tardia
Autora: Stella Wilderom
Assunto: maternidade, comportamento
Preço: R$ 60,00
Páginas: 120
Formato: 16×23
ISBN: 978-65-5927-385-0
Edição: 1ª
Acabamento: brochura
Onde comprar: https://lojavirtual.giostrieditora.com.br/desculpa-atrasei-um-guia-honesto-sobre-maternidade-tardia

Sobre a autora

Stella Wilderom é Relações Públicas formada pela USP – Universidade de São Paulo, com premiações nacionais e internacionais pela ABRP e Intercom. Possui especializações na área de storytelling e mídias digitais pelas universidades de Birmingham e East Anglia (UEA), além de MBA em gestão pela USP. Com mais de 20 anos de experiência profissional, foi executiva no Brasil e na América Latina em empresas como BlackBerry, Samsung, Catho, entre outras. Atualmente dedica-se à sua agência marketing digital, Bunny Consulting (BunnyCo) e ao Granjeiras sua comunidade de mulheres da Granja Viana – Cotia. Mas seu maior projeto, de verdade, tem sido vivenciar o desafiador mundo da maternidade junto com seus filhos Aurora e David.