Mães reclamam de transferência de crianças para nova escola em Cotia

A Prefeitura de Cotia vai inaugurar em 10 de agosto o complexo educacional onde antigamente era o Arakan Clube, no Parque Turiguara e algumas mudanças serão feitas, como a transferência de crianças de outras escolas da região para lá e o fechamento de uma unidade na região do Stella Maris.

Isso tem desagradado algumas mães, principalmente em relação á distância que terão que percorrer de casa até a escola. Uma dessas mães, representando outras, escreveu ao Jornal Cotia Agora (Veja abaixo e também a resposta da Secretaria de Educação):

A Prefeitura de Cotia está fechando berçários e maternal da região do Portão para enviar crianças para a escola do antigo Arakan, que vai ser inaugurada e sem aviso prévio e sem opção de escolha para os pais, apenas comunicam que a criança mudará de escola. A escola do Arakan é uma escola nova que será inaugurada, os professores foram contratados em caráter emergencial. Hoje quando fui levar minha filha na escola fui pega de surpresa com a notícia de que ela ou é transferida para essa escola que fica a mais de 4km de casa ou ela fica sem estudar.O que entendemos é que a escola precisa ser inaugurada antes da eleição e não tem alunos, por isso estão fechando os maternais, para forçar os pais a mandarem seus filhos para lá, sem ter transporte público, sem ter uma adaptação, simplesmente realocando crianças de 2 e 3 anos para uma escola muito longe de casa só para fazer bonito em ano de eleição. Nossas crianças não são objetos“.

Nota da Prefeitura: A Secretaria de Educação informa que a CE Tereza Rivera é a única unidade escolar que encerrará as atividades. O CE Arakan será inaugurado no dia 10/08. Não haverá encerramento de nenhuma outra unidade escolar. O CE João Pires Mendes (Nota da redação: Morro do Macaco) e a EM Jardim Cotia atenderão em período integral as crianças de berçário que estão fora da escola no momento. Os professores e auxiliares de classe passarão por nova atribuição de classe e poderão escolher as salas que serão abertas nestas unidades escolares. Os funcionários permanecerão na unidade uma vez que a escola não fechará. Em algumas situações, o remanejamento de alunos poderá acarretar em maior distância, mas para que a rede municipal possa atender o maior número de crianças em idade de berçário, será necessário este remanejamento. A prioridade da Educação é atender todas as crianças do município. O CE Arakan será gerenciado por um OS que oferecerá atendimento diferenciado, nova experiência com atendimento extracurricular.

Por Bruna Santana – Repórter