Mais de 3 mil motoristas de Cotia perderam a habilitação em 2016

O levantamento realizado pelo Detran – Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo revela que em Cotia, no ano de 2016, 3.364 motoristas foram notificados após somar 20 pontos no período de 12 meses ou cometer uma única infração gravíssima, como embriaguez ao volante, ultrapassar em 50% a velocidade máxima permitida na via, pilotar moto sem capacete ou participar de rachas no período.

Em outras cidades, ocorreram perdas também, como em São Roque (659) e Ibiúna (331). De 2015 para 2016, Cotia teve aumento de 35,20%, de 2.488 para 3.364.

Processo de suspensão
Além de recorrer da multa ao órgão autuador, o cidadão pode se defender contra o processo de suspensão do direito de dirigir também em três instâncias: defesa prévia, ao ser notificado sobre a abertura do processo; recurso à Jari, ao ter a defesa indeferida; e recurso ao Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), em última instância administrativa, se tiver o recurso à Jari indeferido. A defesa contra a suspensão sempre deverá ser feita ao Detran.SP, que instaura o processo, independentemente de qual órgão tenha aplicado a multa.

Do Diário da Região – Castello/Raposo