Mais três avenidas ganham ganham Faixa Azul para motociclistas na Capital

Trechos das avenidas Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste de São Paulo, Luiz Dummont Villares, e Zaki Narchi, na Zona Norte, ganharam a Faixa Azul, exclusiva para motocicletas, a partir desta segunda-feira (4).

Com isso, a cidade passa a ter 60,7 km de Faixa Azul. A prefeitura diz que a meta é implantar 200 km até o fim de 2024.

Na Faria Lima as sinalizações que definem o espaço estarão entre a Avenida Pedroso de Moraes e a Rua Michel Milan, em ambos os sentidos, totalizando 9,2 km. Neste trecho, o fluxo de motos é de 8 mil por dia.

A Zaki Narchi terá a faixa destinada aos motoqueiros entre as avenidas Cruzeiro do Sul e Luiz Dumont Villares, em ambos os sentidos, somando 3,6 km. No trecho circulam 5,5 mil motos diariamente. Já a Dumont recebe 5 km da nova sinalização, em ambos os sentidos, desde a Zaki Narchi até a Rua Sevilha. Por lá, são 14 mil motos todos os dias.

As vias foram sinalizadas com o balizamento horizontal branco e azul e o entorno recebeu placas indicativas das posições de início e término da faixa azul, placas educativas, lembrando do uso obrigatório da seta e da direção segura.

No início da operação, a Faixa Azul estará sinalizada também com faixas de vinil e banners educativos, destacando os comportamentos necessários para a segurança, como: atenção redobrada aos pedestres, o respeito à velocidade regulamentada e sinalização antes de mudar de faixa.

No último dia 6, foram implantadas Faixa Azul nas Avenidas Sumaré e Paulo 6º, na Zona Oeste e elas são classificadas como arteriais e, portanto, com velocidade máxima regulamentada em 50 Km/h e recebem aproximadamente 3.500 motos diariamente.

No final de setembro, o Ministério dos Transportes autorizou a cidade de São Paulo a ter mais quatro faixas. Antes, apenas as avenidas 23 de Maio e Bandeirantes tinham, depois a Prestes Maia. Cerca de 1,3 milhão de motos circulam na capital.

Quando o projeto piloto da faixa azul, implantado em janeiro de 2022 na Avenida 23 de Maio, completou um ano, a prefeitura divulgou que não houve nenhum acidente com morte na faixa. Depois, a administração informou que também não registrou mortes na Bandeirantes.

A autorização já tinha sido dada em agosto de 2022. A prefeitura tinha um ano para ampliar o trecho da Bandeirantes e implementar as faixas da Santos Dumont, Tiradentes, Prestes Maia e Ruben Berta, mas perdeu o prazo dado e não viabilizou a implementação.

Do G1Foto: Marcelo Pereira