Mais uma rua da Granja Viana vai virar bolsão residencial, impedindo o ir e vir do cidadão

A polêmica sobre bolsões residenciais, que fecham ruas e impedem o ir e vir do cidadão cotiano vem há muitos anos causando revolta para munícipes e agora vamos ter mais um capítulo desta novela, de novo na Granja Viana.

A Prefeitura publicou um decreto onde libera a construção de bolsão residencial na Rua Nova Amazonas, via que liga a Avenida São Camilo até a Rua José Félix de Oliveira e que serve de alternativa para o trânsito.

O bolsão ficará entre os números 371 ao 761 da via. No Decreto há um trecho que contradiz a realidade de outros bolsões: “O Bolsão criado nos termos do artigo 1º deve ter por finalidade exclusiva a melhoria na qualidade de vida no local em questão, não podendo, em hipótese alguma, sob pena de revogação deste Decreto, restringir o direito de ir e vir”. Mas, qualquer cidadão que quiser entrar em um desses bolsões da Granja Viana é impedido por cancelas, guardas ou portões devidamente sinalizados com advertências e câmeras de monitoramento.

Este “pedaço” da Granja Viana já tem ruas fechadas por bolsões, e muitas brigas na Justiça aconteceram em duas décadas. Há quem questione o direito de ir e vir e o absurdo do fechamento de uma via pública para beneficiar algumas dezenas de pessoas. Do outro lado, moradores que se dizem no direito à “segurança”, como se fechar uma rua acabasse com todos os problemas sociais e ficassem livres da criminalidade.

A verdade é que, mais briga na justiça vem pela frente e, segundo apurou o Jornal Cotia Agora, um grupo de pessoas se articula para tentar a proibição deste bolsão, no ‘coração’ da Granja Viana. Estaremos de olho.

Por Beto Kodiak

Abaixo: Pontos onde serão instaladas as barreiras na rua.