Maquinista evita acidente após vandalismo em linha de trem

Trem faz a linha férrea que passa por Caucaia do Alto rumo a Santos.

Um maquinista da ALL – América Latina Logística evitou um possível acidente na linha férrea no Bairro do Carmo, em São Roque, ao notar que estava na rota errada, ou seja, rota de colisão, após vândalos terem mexido na chave que orienta a locomotiva pela linha.

De acordo com o maquinista, que conduzia um trem de carga, em depoimento na delegacia, ao passar pelo Bairro do Carmo percebeu dois sinais acesos e acabou entrando em uma rota contrária.

Ao perceber que havia algo errado, resolveu parar a máquina. Ao checar o equipamento de manobra no local, usado para fazer com que os trens mudem de rota na linha, viu que uma das chaves estava em posição contrária e o dispositivo de proteção solto no chão.

Disse ainda que os equipamentos responsáveis por acender os ledes estavam danificados, um deles estava travado com um pedaço de madeira e outro quebrado.

Relatou também que o dispositivo que controla as manobras para a mudança de linha, tem uma trava específica e que só pode ser aberta com uma chave especial – chave de punho- própria – para esse tipo de operação ferroviária. Com a ação, o maquinista acionou uma equipe para consertar o equipamento e prosseguir viagem.

A ocorrência foi registrada na Delegacia de São Roque como perigo de desastre ferroviário.

Do São Roque Notícias