Marcinho Prates é eleito presidente da Câmara de Cotia para biênio 2023-2024

Nesta terça-feira (3), aconteceu a eleição da presidência e mesa diretora para o biênio 2023-2024 na Câmara Municipal de Cotia.

Por maioria, foi eleito o vereador Marcinho Prates, que passa a ser o presidente da Câmara, só que somente a partir de 1º de janeiro de 2023 até 31 de dezembro de 2024.

Ainda foram eleitos como vice-presidente o vereador Professor Osmar, Celso Itiki como primeiro secretário e Edson Silva como segundo secretário.

A chapa recebeu 11 votos a favor, de Iran, Napolitano, Pedinha, Peka, Serginho, Marcinho, Osmar, Folha, Itiki, Lenha e Edson. Os vereadores Felipe Variedade, Castor, Sandrinho e Johny não votaram.

A eleição foi antecipada por conta de uma Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município. A proposta foi votada na sessão anterior, trazendo a eleição para este mês de maio, ao invés de dezembro. Na ocasião da votação da Proposta, apenas Castor foi contra.

Nesta terça, uma surpresa foi a volta do vereador Sergio Folha, que deixou a Secretaria de Habitação e retomou sua cadeira na Câmara, no lugar de Tim, temporariamente.

Outro vereador que causou surpresa foi Paulinho Lenha, que deixou claro que após quatro mandatos, esta foi a última eleição de mesa que participaria, deixando claro que não será candidato nas eleições municipais de 2024.

O clima na Câmara foi quente, a sessão chegou a ser suspensa por meia hora e houve muita discussão entre os vereadores na chamada “salinha” lateral, onde decisões são tomadas. Castor alegou que não recebeu o ofício com as chapas participantes da eleição, o que gerou discussão e a suspensão de 30 minutos.

Publicado às 12h05