Março é mês de exames e conscientização sobre câncer de colo de útero em Cotia

Durante o mês de março, a Secretaria de Saúde de Cotia realizará uma programação especial por meio da Campanha Março Lilás. Será intensificada a coleta de papanicolau (livre demanda), além do mutirão, que acontecerá em 21 Unidades Básicas de Saúde no dia 25. Além disso, neste mês algumas UBS funcionarão até as 19h.

O Março Lilás é um movimento que tem como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e o combate ao câncer de colo de útero (a principal forma de prevenção é a vacina contra o HPV, disponível para meninos e meninas de 9 a 14 anos de idade nas UBS, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).

De acordo com o Inca – Instituto Nacional de Câncer, o câncer de colo do útero é o terceiro tipo mais incidente entre as mulheres no Brasil. Para 2023, estima-se que 17.010 novos casos da doença sejam diagnosticados. “A gente espera atender o maior número possível de mulheres nesta campanha e quem não puder participar, a gente pede para que se programe, vá à UBS mais próxima, faça os exames preventivos. Detectado na fase inicial a chance de cura é muito animadora: 95%. E um exame simples e rápido como o papanicolau detecta a doença”, alertou Magno Sauter, titular da Saúde em Cotia.

Para colher o papanicolau, a mulher não pode estar menstruada, não ter relação sexual dois dias antes do exame e não estar em uso de pomadas.