McDonald’s consegue no Conar sustação de comercial do Habib’s

Decisão é liminar e processo ainda será julgado pelo conselho do Conar. Habib´s lançou nova versão em que diz que tirou ‘a parte mais engraçada’.

Decisão liminar do Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária acolheu a reclamação feita pelo McDonald’s e solicitou a suspensão temporária da propaganda do concorrente Habib’s, na qual aparece um palhaço que lembra o Ronald McDonald, o mascote da gigante de fast food.

A liminar de sustação imediata atinge apenas o filme “Novos Beirutes Habib’s”, lançado em meados de setembro, no qual é feita uma paródia do jingle do Big Mac.

De acordo com o Conar, a decisão liminar é do dia 25 de outubro e o julgamento está previsto para ocorrer entre novembro e dezembro. Cabe recurso.

A reclamação
O McDonald’s acusou o Habib´s de denegrir a imagem da empresa, de publicidade comparativa irregular e de uso não autorizado de marcas registradas. Segundo o Conar, na decisão liminar o relator do processo entendeu que a campanha contraria as normas do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

O processo aberto no dia 14 de outubro no Conar envolve dois comerciais. No outro filme, intitulado “Leilão” (lançado em julho e que já deixou de ser veiculado na TV), um palhaço e um rei (símbolo do Burger King) aparecem num duelo de lances de preços mais baixos com o gênio da lâmpada (personagem do Habib’s. Assista ao vídeo

Procurados pelo G1, o Habib´s e a agência responsável pela campanha, a Publicis, informaram que respeitaram a decisão do Conar. “O pedido ainda não foi julgado. No entanto, o relator do caso, por meio de uma liminar, solicitou a suspensão da veiculação do filme ‘O Mesmo (apenas deste). O Habib’s respeitou a decisão”, diz o comunicado.

O McDonald’s disse que “não comenta sobre processos em andamento, mas reforça o respeito pelo cumprimento das regras publicitárias.”

Já o Burger King informou que “a empresa não se posiciona sobre campanhas da concorrência”.

Habib´s lança nova versão do comercial
Em sua página no Facebook, o Habib´s publicou no dia 1º uma nova versão do comercial suspenso pelo Conar. No vídeo, as cenas originais da paródia são substituídas por um “comunicado oficial”.

No texto, a marca diz: “A concorrência não ficou muito contente e pediu para tirar a parte mais engraçada desse comercial…mas não se preocupe… conseguimos manter a parte mais gostosa”. Na sequência, são mostrados os beirutes anunciados pela campanha.

Apesar da decisão do Conar recomendando a sustação, o vídeo alvo da liminar continuava disponível do canal do Habib´s no YouTube até a úlltima atualização desta reportagem.

Como funciona o Conar
As medidas do Conar não têm força de lei e o conselho não tem poder de determinar multas. Mas, em geral, as decisões recomendando alterações ou retirada da propaganda do ar costumam ser sempre atendidas pelos anunciantes e agências de publicidade. O órgão informa que desde a sua fundação, em 1978, já instaurou mais de 9 mil processos éticos, que nunca foi desrespeitado pelos veículos de comunicação e que “nas raras vezes em que foi questionado na Justiça, saiu-se vitorioso”.

O Conar abre processos a partir de denúncias de consumidores, autoridades, anunciantes, dos seus associados ou ainda formuladas pela própria diretoria.

Se a denúncia tiver procedência, o Conselho de Ética do órgão Conar recomenda aos veículos de comunicação a suspensão da exibição da peça ou sugere correções à propaganda. Pode ainda advertir anunciante e agência.

Os casos costumam levar mais de um mês para serem julgados. Mas o Conar pode recomendar a sustação imediata nas situações de infração flagrante ao Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária.

O Conselho de Ética está dividido em oito Câmara, sediadas em São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e Recife e é formado por 180 conselheiros, recrutados entre profissionais de publicidade e representantes da sociedade civil.

Do G1