Mesmo após mês de chuvas, conta de luz terá bandeira amarela em março

A bandeira tarifária cobrada na conta de luz dos brasileiros permanecerá amarela em março, com custo de R$ 1,343 para cada 100kWh consumidos. De acordo com a Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica, em fevereiro, embora tenham sido registrados significativos volumes de chuvas nas principais bacias do Sistema Interligado Nacional, os principais reservatórios ainda estão com estoque reduzido e muito abaixo do padrão histórico registrado entre setembro e janeiro.

Com a manutenção do acionamento da bandeira amarela é importante reforçar ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia. O sistema de bandeiras tarifárias foi criado em 2015 pela Aneel como forma de recompor os gastos extras com a utilização de energia gerada por meio de usinas térmicas, que é mais cara do que a de hidrelétricas. A cor da bandeira é impressa na conta de luz (vermelha, amarela ou verde) e indica o custo da energia em função das condições de geração de eletricidade.

Quando chove menos, os reservatórios das hidrelétricas ficam mais vazios e é preciso acionar mais térmicas para garantir o suprimento de energia no país. Nesse caso, a bandeira fica amarela ou vermelha, de acordo com o custo de operação das termelétricas acionadas.

Os valores das bandeiras tarifárias são atualizados todos os anos e levam em consideração parâmetros como estimativas de mercado, inflação, projeção de volume de usinas hidrelétricas, histórico de operação do Sistema Interligado Nacional.

Do iG