Metrô instalou detectores de metal em estações; confira quais

Querendo diminuir e até acabar com a violência nas estações, o Metrô de São Paulo deve ganhar detectores de metais. Segundo a companhia, os testes começaram na sexta-feira (9) e a medida faz parte de um plano para reforçar a segurança nas estações.

Com o apoio da Secretaria da Segurança Pública, os equipamentos ficam em frente às catracas da estação Pedro 2º, na linha vermelha, e na estação Saúde, na linha azul. Os testes devem acontecer de segunda-feira a sexta-feira, das 10ho às 17h e não há previsão de encerramento.

Os detectores de metal chegam nas estações, após um assalto à mão armada ter acontecido na plataforma da estação Liberdade, na linha azul, no último dia 3. Mas, os crimes não ocorrem apenas quando os passageiros esperam o trem, outro aconteceu dentro do vagão na estação Sumaré.

Outra ação que deve ajudar na segurança dos passageiros é o convênio firmado entre o Metrô e a PM. A medida, firmada após uma reunião na última quinta-feira (8), tem como objetivo prevenir a ação de criminosos dentro das estações e trens.

Foram registradas ao menos 16 ocorrências de violência no transporte metroviário. As estações Santa Cecília, Brigadeiro, Brás, Consolação, Trianon-Masp, República, Anhangabaú, Luz, Conceição, Tatuapé, Vila Prudente, Sé e Corinthians-Itaquera entram na lista das ocorrências.

Além disso, na última semana, o chefe de segurança operacional do Metrô foi exonerado do cargo. Em um comunicado, foi informado que um novo profissional ainda será definido e que, por enquanto, a função fica com o gerente de operações da companhia. Os casos de violência nas estações e trens teriam motivado a saída.

Do Metro