Morador relata o perigo de animais soltos em ruas da periferia de Cotia

Por Bruna Santana – Repórter

Um fato que acontece em Cotia há muitos anos e tem aumentado nos últimos tempos, os animais soltos nas ruas. E não estamos só falando de cães e gatos, mas também bois, vacas, cavalos e até ovelhas e bodes.

Se você circular pela periferia da cidade com certeza vai encontrar algum animal solto na rua, às vezes em bando, colocando em risco a vida e saúde de pessoas a pé ou de carro, além da segurança do próprio bicho.

Nosso leitor José Roberto enviou imagens de animais soltos na região do Panorama, como na Estrada Velha da Olaria e Estrada do Padre Inácio, além da Avenida Brasil, no Jardim Monte Santo. Ele flagrou os animais soltos, correndo riscos de serem atropelados e também alguém se machucar.

A maioria desses bichos tem donos, porém, esses, deixam eles soltos, sem se preocupar com a integridade de animal e humano. “É preciso identificar os donos e multar, talvez até autuá-los por maus tratos. Para ter animal deste porte, tem que haver espaço e condições dignas de sobrevivência do bicho, acompanhamento veterinário e posse responsável. É um absurdo não termos fiscalização sobre isso, até onde sei, Cotia não tem como recolher animais de médio e grande porte das ruas, nem local para abrigá-los“, comentou a protetora de animais Deise, ouvida por nossa reportagem.

Nós entramos em contato com o setor de zoonoses da Prefeitura de Cotia, que prometeu ir até o local e reforçou que neste tipo de situação, a primeira providência é tentar localizar os proprietários dos animais (o que nem sempre é fácil), fazer uma autuação e passar as orientações sobre a posse, disse em nota enviada à nossa redação.