Moradora de Cotia desabafa: Parem o desmatamento!

Resido em Cotia desde 2009 numa região próxima à Estrada das Piteiras. Uma área que tem, ou melhor dizendo, tinha uma mata com flora e fauna exuberante.

De alguns anos para cá tem ocorrido um avanço do desmatamento com o intuito de erguer varias residências em estilo condominial. Não só esta região, mas também para os lados da Estrada Fernando Nobre, na Rua Carlos Antônio Pereira de Castro, Rua Vale do Sol. E com certeza em outros caminhos.

O número de condomínios sendo inaugurados é demasiado, condomínios com número elevado de moradias mesmo em espaços diminutos. É progressivo e rápido a queda de árvores, a morte de animais silvestres destas regiões, sendo que muitos fogem de seus habitats, após a destruição da flora. A ganância humana em levantar condomínios para vender a altos preços, a geração de vários IPTU, a especulação imobiliária provocando um boom na região de futuros automóveis a circular em estradinhas estreitas, será um desastre em nossas vidas!

Imaginem se cada morador, no mínimo, destes condomínios erguidos com a destruição da flora e fauna, circulando em tais ruas para chegarem a Raposo Tavares! Será um caos?! E a Raposo Tavares? Como ficará?

É, que pena para a Natureza e para os humanos essa degradação da mata, sem ela a falta d’água, a piora do aquecimento, a quase extinção, ou indo para esse fim, de espécies animais e da flora. E não vai adiantar reclamar a falta d’agua, o calor, o tempo gasto no trânsito! Saliento que este fato não é exclusivo de Cotia mas em todo país, daqui a pouco o verde de nossa bandeira terá que ser modificado.

Sem mata, sem água, sem rios, sem energia, sem fauna, sem flora. Mas existem grupos no Brasil que estão lutando pelo não desmatamento, exemplo disso, eu conheci há pouco tempo, é um movimento feito e organizado pelos próprios moradores da Tijuca, bairro da cidade do Rio de Janeiro. Peço que se possível seja divulgado neste espaço, pois é exemplo para todos e uma esperança que a fauna e flora seja salva.

Quem tiver interesse em conhecer está no Instagram: @naoaodesmatamento_tijuca
Temos que pensar em proteger a mata não só em Cotia, no Brasil mas no Mundo. Sem o verde não há vida!

Por Marcia Rodrigues