Moradores da periferia de Cotia reclamam de falta de ônibus em duas linhas

Mais uma vez duas linhas intermunicipais que são usadas por moradores de Cotia são alvo de reclamações. Ambas ligam Itapevi a Embu das Artes e passam por Cotia, as linhas 489 e 815, que cruzam o Centro, depois seguem pela Avenida Odair Pacheco Pedroso ou pela Estrada da Represinha.

Não é de hoje que elas causam problemas aos moradores, como mostrou o Jornal Cotia Agora em setembro de 2019 (LEIA), e na época, o itinerário foi mudado pela EMTU e a Benfica TT, empresa responsável pela operação.

Agora o problema é a falta de ônibus, demora entre um carro e outro e a mudança repentina no itinerário. A leitora Juliana encabeça a bronca que muitos moradores tem contra o serviço: “Sou Juliana do Jardim Petrópolis, em Cotia e usuária das linhas 815/486 Itapevi/Embu. Pois bem, estamos com problemas há meses, já que as linhas, nem todos os dias passam nas ruas de acordo com o tráfego que deveriam fazer. Hoje subia pela Avenida Odair Pacheco Pedroso (rua da Guarda Municipal), onde a linha 489 faz o percurso, quando fui ver se o ônibus já estava chegando ele passou na rua de baixo, foi pro Embu pela Estrada da Represinha, ele mudou o itinerário. Por favor nos ajude, essa situação está complicada pois essas linhas demoram entre um carro e outro e sempre chegamos atrasados no serviço. A linha 815 já até desisti de usar. Nós usuários não sabemos mais o que fazer e pegar o ônibus”.

O Jornal Cotia Agora encaminhou a reclamação para a EMTU, que em nota, esclarece as mudanças:
A STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos está com “Operação Monitorada” desde o início da quarentena. As linhas intermunicipais são acompanhadas diariamente, por faixa horária, em pontos estratégicos por onde circulam os ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. Esse trabalho é realizado pelos fiscais da EMTU e, sempre que constatada a necessidade, novos veículos são incluídos. Os agentes da EMTU estão acompanhando o serviço das linhas 489 e 815 para verificar o cumprimento dos horários. Sobre os itinerários, houve alteração devido a obras de recapeamento nas ruas Patativa e Flamingo, vias que fazem parte do percurso autorizado.