Moradores denunciam desmatamentos em duas áreas de Cotia

E a farra de derrubar árvores em Cotia segue a todo vapor, sem fiscalização e, em muitas vezes, liberado sim pela Prefeitura.

O Jornal Cotia Agora recebeu duas denúncias, uma no Jardim Arco Íris e outra próximo ao CT do São Paulo. As duas denunciantes pediram anonimato, com medo de represálias.

No Arco-Íris foi a tentativa de dois homens em cortar árvores e a leitora comenta: “No domingo de manhã três homens iniciaram o corte de um árvore, que não está irregular, não há risco de cair e que é utilizada pela comunidade para lazer na Ria Juquitiba, altura do número 293. Ocorre que o combinado com o morador local era de realizar a poda regular da árvore e não irregular, no entanto, os três homens presentes estavam iniciando o corte dos galhos, eles conseguiram cortar três, mas não conseguiram dar continuidade porque um morador local, um senhor de idade, pediu para pararem com o corte, que não podiam, com isso a comunidade começou a falar que iria denunciar o corte irregular, visto que eles não tinham autorização, além do mais, aquela árvore era necessária como tantas outras que existe no bairro para beneficio da comunidade. Após muita discussão eles acabaram desistindo, mas deixaram claro que vão dar continuidade no processo. Acreditamos que durante a noite eles vão continuar o processo de corte, em foto anexa é possível ver os três homens o senhor, a máquina de corte e o veneno.
Acrescento que os três homens querem cortar a árvore para construir em terreno que pertence à Prefeitura, somente para benefício próprio, para que haja espaço para a construção de um salão. Eles alegam que estavam apenas desgalhando, versão que apresentaram após a comunidade ameaçar que iriam denunciar. Queremos sim a poda regular e não irregular, essa situação se caracteriza crime ambiental e só não ocorreu totalmente por intermédio da comunidade que sofre risco de retaliação“.

Na outra denúncia (foto principal da matéria), na Estrada Benedito Matias de Camargo, 1150, Estrada Velha Embu-Cotia, perto do CT do São Paulo, o desmatamento está a todo vapor e não tem nenhuma placa indicando autorização. A moradora conta:

Bom dia, moro próximo de uma reserva onde está acontecendo um desmatamento imenso, tento desde ontem falar com a polícia ambiental, mas não atendem, tentei falar com a secretaria do meio ambiente de Cotia, mas não estão trabalhando. Não consigo fazer a denúncia pra ninguém, por favor, se puderem ajudar de alguma forma, mesmo que seja denunciando a negligência dos órgãos competentes, pois, não é a primeira vez que preciso fazer uma denúncia e não consigo. Meu marido pediu ajuda para a Cetesb, mas não conseguiu nada, tem a conversa com eles como prova“.

O Jornal Cotia Agora enviou as duas denúncias para a Secretaria do Meio Ambiente de Cotia, a primeira às 10h30 de segunda-feira e a outra na terça-feira, às 11h13,.

A Prefeitura de Cotia respondeu nosso questionamento na tarde de quarta-feira, informando que tomou ciência destes desmatamentos irregulares por meio da presente denúncia e que tomará todas as providências legais cabíveis para encerrar a ação.