Moradores do Engenho reclamam de mudança indevida de horário em linha de ônibus da Danúbio Azul

Duas leitoras do Jornal Cotia Agora entraram em contato na terça-feira (10) com nossa redação para reclamar do intervalo nos horários dos ônibus da linha 334, que liga o Jardim do Engenho ao Metrô Butantã.

Segundo a moradora do bairro Rafaela Barros, a mudança aconteceu sem nenhum aviso, deixando dezenas de passageiros esperando o ônibus e se atrasando para chegar ao trabalho e os coletivos passando lotados. A linha é intermunicipal do Consórcio Intervias/Raposo Tavares (Danúbio Azul)sob supervisão da EMTU.

Rafaela conta o problema que a mudança causou: “Em dias úteis a linha 334 da Intervias (Engenho/Butantã) sempre funcionou de 20 em 20 minutos a partir das 4h40. Porém na última terça-feira, sem aviso prévio, alteraram para intervalo de 30 em 30 minutos, ou seja, ao invés de eu conseguir pegar o ônibus das 5h40, ele passou às 6h completamente lotado, os ônibus mesmo no intervalo de 20/20 sempre andaram lotados, nesta semana então, foi beirando o surreal. É sabido que assim como em Cotia e diversos municípios, a EMTU e suas concessionárias detêm o monopólio e dessa forma nós passageiros não somos nada, além de prisioneiros do péssimo serviço que oferecem. Como a passagem é R$ 4,30 sendo que nem utilizam mais cobrador, eles ainda tem a pachorra de reduzir a oferta de ônibus? Isso é debochar da cara de centenas de trabalhadores que sustentam o lucro deles.
Está na Constituição, o transporte público deve ser eficiente, eficaz e efetivo (Art 5º, IV, Lei Nº 12.587), sendo assim reduzir o que já não era toda a população, estou cansada de ter tantas obrigações e ter  poucos direitos atendidos.”

A leitora Thaís Eugênio também reclamou: “Sou moradora do Jardim da Glória e estou revoltada com a mudança de horário, sem aviso, da linha de ônibus intermunicipal que atende até o Butantã, linha 334 Jardim do Engenho-Butantã.
Simplesmente o horário foi alterado, aumentando o horário de atendimento dos carros de 20 minutos para meia hora, fazendo com que o fluxo de pessoas dentro do ônibus aumente, causando desconforto, atrasos para quem dependia da linha num horário mais cedo.
Essa decisão foi um completo absurdo, um descaso para quem precisa dos ônibus, temos um serviço péssimo, esta linha já não possui cobradores há bastante tempo, restando ao motorista que faça a cobrança das passagens, que é caríssima. Quero saber como posso contribuir para que os horários voltem a funcionar como antes. Transporte público é um direito do cidadão. Esta mudança no horário não pode permanecer“, concluiu.

O Jornal Cotia Agora entrou em contato para saber da mudança de horário da linha. A empresa respondeu que a linha 334 não está autorizada a operar com programação diferenciada. Para manter o nível do serviço prestado, novas fiscalizações serão realizadas nos próximos dias na referida linha.
Os usuários podem registrar as reclamações na Ouvidoria da EMTU por meio do site www.emtu.sp.gov.br/ouvidoria. É importante especificar o número da linha, horário das irregularidades apontadas e o prefixo do veículo.