Moradores do Jardim Ipê reclamam de multas aplicadas pela prefeitura

Na última sexta-feira (25) a redação do Jornal Cotia Agora recebeu reclamações de moradores do Jardim Ipê.

Eles estavam indignados devido à presença de funcionários da Secretaria do Meio Ambiente no bairro, aplicando multas em residências onde houve flagrante de despejo de água oriunda de máquinas de lavar roupas e de limpeza de quintais.

Um dos moradores relata: “Eles chegaram e já foram multando, sem nos avisar, notificar. Acho um absurdo multar por causa de água de limpeza, sem resíduo tóxico. Aqui no Ipê, não temos coleta de esgoto e boa parte vai pro riozinho perto do parque linear, que aliás, é cheiro ruim o dia inteiro. A prefeitura e a Sabesp tem que por esgoto em todas as casas primeiro pra depois vir poder autuar algum morador. É crime ambiental? Pra mim crime ambiental é a prefeitura e a Sabesp que cometem por deixarem o esgoto ir prum rio”, reclamou o morador que pediu anonimato.

O Cotia Agora entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente e a secretaria Luciane Alegre enviou a seguinte nota explicando o procedimento e garantindo que as multas, por enquanto, serão suspensas:

A legislação não regra prazo para a regularização. A multa é aplicada no momento da infração como determina a lei, é uma infração ambiental diretamente ligada com a responsabilidade com a saúde humana. Porém, com o número de reclamações das autuações, as multas serão suspensas dando um prazo de 60 dias para a regularização. Encaminhamos ofício a Sabesp para agilizar a viabilidade de colocar um rede coletora no local. Independente da resposta a obrigação de cessar o lançamento de águas servidas na rua é do proprietário do imóvel. Trata-se de crime ambiental“.