Motoristas e cobradores de ônibus de SP decidem realizar greve

Motoristas e cobradores de ônibus aprovaram a paralisação do transporte público na segunda-feira (6) em São Paulo. Segundo o Sindmotoristas (Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo), a “categoria decidiu pela greve, pois não houve evolução nas negociações salariais.”

A realização da assembleia ocorreu durante a madrugada de quarta, em todas as garagens do sistema. Durante a manhã, a cidade chegou a registrar atrasos em 13 viações. Valdevan Noventa, presidente do Sindmotoristas, criticou a postura do setor patronal durante a decisão.

Em nota, o Sindmotoristas afirmou que sabe do transtorno que a greve pode causar na cidade, “mas conta com a compreensão e apoio da população aos condutores que lutam pela valorização dos seus direitos.”

Já a SPTrans informou na nota que obteve decisão liminar na Justiça do Trabalho, na noite de 31 de maio, determinando “a manutenção de 80% da frota operando nos horários de pico e 60% nos demais horários, sob pena de multa diária de R$ 50 mil”.

O impasse entre a categoria e as empresas que operam o transporte na capital paulista gira em torno do reajuste salarial. O sindicato patronal teria proposto reajuste de 10%, abaixo do percentual pleiteado pelos motoristas.

Da Folha de S. Paulo