MP cobra mais dados sobre redução de velocidade na Capital

Os estudos apresentados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) eram todos internacionais

O Ministério Público pediu mais informações sobre os estudos feitos pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) para entender melhor a redução da velocidade máxima em diversas vias de São Paulo. Inicialmente, o MP questionava os dados apresentados para mudar a velocidade nas marginais. No entanto, segundo o promotor César Martins, houve o pedido para detalhar as informações sobre outras ruas afetadas.

“Tem que ver por via. Não adianta ver de forma genérica. A CET já mandou esclarecimentos sobre a marginal, mas pedimos mais informações. Queremos saber da razoabilidade da medida. O prefeito é competente, mas tem que ver se deve ou não reduzir”, disse Martins.

De acordo com o promotor, os estudos apresentados pela entidade de trânsito eram todos internacionais e não havia dados sobre a capital paulista.

“Eram só informações internacionais, um programa que dizia que com a redução de velocidade você teria a redução de acidentes, mas temos que saber o que acontece aqui, quantos acidentes e tipos de acidente existem aqui. Se (o objetivo) é redução de acidente temos que saber se houve acidentes nessas vias. Se nem acidente aconteceu, para que vai reduzir?”, indagou.

A prefeitura implementou os novos limites de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê no dia 20 de julho. Além dessas vias, a CET informou que outras 140 ruas passaram pelo mesmo processo. Segundo a companhia, a medida tem o objetivo de garantir segurança a pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas.

Do Diário de SP