Mudança em Lei aprova mais publicidades e papéis nas ruas de Cotia

Por Sam Ávila – Repórter

Mais uma mudança no que se refere a poluição visual em Cotia vai acontecer em breve e publicidades com papeis e panfletos estarão liberados em todas as formas de distribuição.

Na prática, a Lei Cidade Limpa, de 2009, que é uma das poucas que deu certo em Cotia, já vinha sido burlada e sem fiscalização por parte da Prefeitura, principalmente aos finais de semana, com pessoas distribuindo milhares de papeis de propaganda de lançamentos residenciais.

A Lei Cidade Limpa proíbe a prática, inclusive de publicidades em placas, outdoors e fachadas de empresas e comércios. Porém, em 2019 a Prefeitura de Cotia colocou em prática a Lei 2.072 (LEIA), que liberou a publicidade e aumento das fachadas de prédios e muitos abusos estão sendo cometidos por alguns comerciantes, colocando inclusive, placas nas calçadas, atrapalhando o fluxo de pedestres.

Agora um Projeto de Lei, do vereador Sergio Folha, quer revogar um parágrafo único do artigo 8º da Lei 2.072, onde libera a publicidade com papel pela cidade. Na prática, panfletos, folhetos, comunicados e materiais impressos de qualquer natureza, atirados de veículos, aeronaves ou edificações ou oferecidos de qualquer forma estão liberados.

A alegação do PL é a dificuldade econômica causada pela pandemia e que liberando a propaganda com papeis, geraria emprego.