Munícipe relata falta de atendimento na UBS Jardim Japão, em Cotia

*matéria atualizada em 19/6 às 10h17.

Uma moradora da região do Jardim Japão enviou reclamação ao Jornal Cotia Agora e conta seu drama ao tentar ser atendida na Unidade Básica de Saúde do bairro. Desde a falta de informação da atendente até a ausência de médico na UBS que atende, além do bairro, moradores da região do Aguassaí, bairros limítrofes de Cotia com Ibiúna, uma região há anos com sérios problemas de infraestrutura, saúde, educação e transporte público.
Veja o relato da moradora:

Pessoal fui ao UBS do Jardim Japão para que o médico me atendesse caso de urgência, cirurgia no rim, cálculo no canal da uretra. Fiz 5 seções de litripisia no Hospital de Transplantes Dr. Euclides de Jesus Zerbini, mas não foi possível a remoção do cálculo no canal da uretra então o médico me orientou a procurar o médico da UBS que me atende no Jardim Japão, mas a atendente disse que não tem médicos e que eu teria que ficar telefonando para a UBS para saber se já tinha médico.
Fui obrigada a ir na UBS da região de Vargem Grande Paulista para fazer meu encaminhamento para cirurgia urgente, pois sinto dores, é horrível e tenho dificuldade em urinar, apesar que reparei que na UBS do Jardim Japão tinha um médico atendendo e o mesmo poderia ter me atendido. É caso de urgência. A falta de atenção da atendente na recepção da UBS poderia ter me prejudicado e até me levar a morte. É uma vergonha”
.

O Jornal Cotia Agora enviou a reclamação da munícipe para a Prefeitura de Cotia, mas até a publicação desta matéria na manhã de sábado, dia 17, não tivemos nenhuma resposta.

*No dia 19 a Prefeitura fez contato com nossa redação pedindo o nome e cartão SUS da munícipe, mas ela respondeu que já foi atendida em outra unidade de saúde e está fazendo tratamento contra um nódulo na uretra.