Museu Catavento realiza exposição sobre “Mudanças Climáticas”

Mostra composta por 33 painéis revela os efeitos causados pelo homem no planeta e no clima; abertura será no dia 14 de junho e tem parceria do Consulado Geral da França

O Museu Catavento Cultural e Educacional, espaço de Ciência e Tecnologia da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, apresenta de 14 de junho a 31 de julho, em parceria com o Consulado Geral da França em São Paulo, a exposição “Mudanças Climáticas”.

A exposição composta por 33 painéis de acrílico, todos traduzidos para o português, acompanhados de ilustrações explicativas, tem como objetivo trazer temas como aquecimento global, efeito estufa, desmatamento e poluição da atmosfera. Os visitantes poderão descobrir, por exemplo, como é observado o clima no planeta, e como o banco de gelo Ártico está reduzindo a cada década, o que pode causar a sua extinção até 2050, se continuar neste ritmo.

Além disso, é possível entender as diferenças entre clima e meteorologia, que não são sinônimos. O Clima é o conjunto de condições meteorológicas inseridas em um longo período, pelo menos 30 anos, enquanto a meteorologia descreve o estado da atmosfera em certo momento e lugar da Terra.

O público poderá aproveitar a visita para conhecer o acervo fixo do Catavento, que conta com mais de 250 instalações interativas que ensina de forma divertida.

Catavento Cultural e Educacional: Palácio das Indústrias – Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro 2º, Centro. Fone: 3315-0051- Terça a domingo, das 9h às 17h (bilheteria fecha às 16h) – R$ 6 e meia-entrada para estudantes, idosos e portadores de deficiência. Entrada gratuita aos sábados.Idade mínima para visitação: recomendado para crianças a partir de seis anos.

Como chegar:www.cataventocultural.org.br/mapas.asp

Sobre o Catavento: Fruto de parceria entre as Secretarias Estaduais da Cultura e da Educação, o espaço foi inaugurado em março de 2009. São mais de 250 instalações, em oito mil metros quadrados, divididas em quatro seções (Universo, Vida, Engenho e Sociedade), cada uma delas elaborada com iluminação e sons diferentes, que contribuem para criar atmosferas únicas e envolventes. Atrações como aquários de água salgada, anêmonas e peixes carnívoros e venenosos, uma maquete do sol e uma parede de escaladas onde é possível ouvir histórias de personalidades como Gengis Khan, Júlio César e Gandhi, são apenas alguns exemplos de como o visitante pode aprender e se divertir ao mesmo tempo. No local também é possível conferir as atrações da Fundação Museu da Tecnologia de São Paulo, que teve seu acervo transferido para o Catavento no início de 2011. Entre os principais equipamentos estão a locomotiva Dübs (fabricada em 1888 na Inglaterra que pertenceu à Cia. Paulista de Estradas de Ferro e foi usada brevemente para o transporte de carga) e o avião DC-3 (1936), que foi utilizado como cargueiro militar na Segunda Guerra Mundial.