Música alta e escapamentos barulhentos na mira de fiscalização em Cotia

O barulho causado por veículos, principalmente com ‘funks’ e ‘pancadões’  incomoda a população.

Em complemento às ações que serão iniciadas pela Lei do Silêncio, o “decibelímetro”, aparelho que mede o nível de poluição sonora começou a ser utilizado em Cotia, durante blitz de orientação aos motoristas, na Avenida Professor Manoel José Barreto e na Avenida Professor Joaquim Barreto. O nível máximo de decibéis permitido e não prejudicial à saúde é de 80 decibéis. Volumes superiores a este número são considerados perigosos à audição.

Agentes de trânsito e guardas civis trabalharão em conjunto para diminuir a poluição sonora. Enquanto os agentes farão a fiscalização dos escapamentos dos veículos, caminhões, motos e som alto, os guardas ajudarão na fiscalização de estabelecimentos, comércios e residências, em cumprimento a Lei do Silêncio.

Em ambientes externos, serão considerados até 90 decibéis – uma tolerante de 10 decibéis por conta do barulho e ruídos.

Seguindo as normas do Código de Trânsito Brasileiro, a aferição do aparelho deve ser feita uma vez por ano, para manutenção. O agente ou guarda deve se posicionar a 7 metros de distância do local ou veículo e posicionar o aparelho a 1,5 metros do peito, para garantir a aferição correta.

Para os que não acatarem a ordem e não colaborarem com a Lei, cabe a remoção do veículo, o fechamento do estabelecimento e, em casos reincidentes, poderão ser enquadrados por perturbação do sossego.

As Secretarias responsáveis estão se adaptando e elaborando ações conjuntas para fazer cumprir a Lei do Silêncio aprovada recentemente.

deci2 deci3 deci4