Na próxima segunda começa nova fase de vacinação contra sarampo em Cotia

Entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março, a Secretaria de Saúde de Cotia participa da primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo para pessoas com idade entre 5 e 19 anos. O objetivo é realizar a atualização da caderneta de vacinação deste público aplicando a dose nos casos em que houver necessidade. De acordo com o calendário, no dia 15 de fevereiro (sábado), acontecerá o mutirão da campanha. Serão administradas doses da vacina tríplice viral.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, Cotia seguirá a determinação do Ministério da Saúde e aplicará a vacinação mediante análise prévia (seleção) do histórico vacinal de cada pessoa. “A campanha tem o objetivo de garantir que esta faixa etária tenha pelo menos duas doses da vacina administradas na vida. Mais do que isso não é necessário”, explicou Silvana Silva, coordenadora epidemiológica de Cotia.

Já a segunda etapa da Campanha está prevista para acontecer no segundo semestre do ano, entre 3 e 31 de agosto, com mobilização nacional no dia 22 de agosto. Nesta etapa, serão aplicadas doses dupla viral e tríplice viral.