Nota de falecimento: Pieter de Jong, criador da ONG Anuepo, aos 100 anos
Uma triste notícia abalou Cotia nesta segunda-feira. Morreu, aos 100 anos, o Sr. Petrus Johannes Maria de Jong, ou, Pieter de Jong, criador da ONG Anuepo – Associação do Núcleo de Enfrentamento da Pobreza, que auxiliava dezenas de famílias carentes na região, com alimentos, roupas e demais materiais necessários.
Holandês de nascimento e brasileiro por adoção, teve quase vinte anos de vida religiosa conventual na Europa e no Nordeste do Brasil.
Na década de 70 começou a trabalhar na assistência voluntária aos pobres na Paróquia Santo Antonio, da Granja Viana.
Ali, integrou o Conselho Financeiro da Paróquia e foi Presidente do seu Programa de “Assistência Familiar”, criado em 1992 para coletar doações e entregar alimentos a quem precisava, passando a ser conhecido na região como “seu Pieter”.
Desde então, Pieter passou a auxiliar pessoas, principalmente as mais necessitadas em várias ações ao longo dos anos. Em 2003, criou a Anuepo.
Em 2004 Pieter de Jong foi declarado “Cidadão Honorário de Cotia”, em função de sua incessante benemerência, e em 2006 a Anuepo foi declarada de Utilidade Pública Municipal.
Lançou um livro, ‘Menos pobreza na Terra, mais alegria no Céu’.
Sr. Pieter será velado na igreja Nossa Senhora do Brasil, no Km 25 da Raposo Tavares e o enterro acontece às 16h30 no Cemitério Morumby. Sairá um ônibus às 14h para o sepultamento após o velório.
Ficam registrados nossos sentimentos à família….