Nova coluna: jornalista Marcelo Campos em ‘Minha Vida com Craques’

Trabalho em televisão desde 1997. Comecei no arquivo de esportes da TV Bandeirantes, e, hoje, de volta à Band tenho o prazer de ajudar no fechamento do Jogo Aberto. Nestes 17 anos na telinha, tive o prazer de conhecer alguns craques. Atualmente meu convívio é com o pentacampeão, Denílson, e o ex-camisa um, Ronaldo Giovanelli. Mas sobre essas duas figuraças, eu falo mais pra frente.

Entre 2000 e 2002, tive o prazer de conhecer o Doutor. Isso mesmo, o Doutor Sócrates, quando ele fazia parte do Bola na Rede ao lado do Juca Kfouri e do polêmico, Jorge Kajuru. Sempre que o programa acabava, a noite terminava numa pizzaria no Itaim, em São Paulo. Lá o papo corria solto, sempre falei que o que acontece por trás das câmeras é mais saboroso do que vai ao ar.

Numa madrugada de segunda, entre um chope e outro, o Doutor resolveu contar histórias sobre a copa de 82. Depois da goleada do Brasil em cima da Escócia, por 4 a 1, Sócrates foi escolhido para o exame antidoping. Uma tarefa nada prazerosa para o Doutor, que revelou segredo: Depois de transpirar 90 minutos, ele tinha muita dificuldade para entregar o material da coleta, na verdade urinar. Assim que entrou no departamento médico, Sócrates foi avisado por um médico, que havia uma geladeira cheia de bebidas para ajudar na tarefa. Meio desanimado, ele imaginou que encontraria um freezer cheio de água e refrigerantes. Mas para alegria geral da nação, os espanhóis prepararam uma surpresa para o Doutor.

A geladeira era um verdadeiro paraíso com garrafas de vinho, cervejas, refrigerantes e até água. Moral da história: Sócrates novamente demorou a entregar o material, mas a geladeira foi devidamente esvaziada pelo craque, que deixou o Estádio Benito Villamarin, em Sevilha, bem depois de todo o time brasileiro. Quando chegou ao hotel, todo elenco jantava com a comissão técnica. Ele, sem fome, deu apenas um “tchau” para o chefe e foi dormir feliz da vida.

*Marcelo Campos: É editor chefe do programa Jogo Aberto, da TV Band, apresentado pela Renata Fan e com passagens pelas principais emissoras de TV de São Paulo (Band, Gazeta, SporTV, Cultura, Globo e Rede TV!)e colunista do Cotia Agora.

celão