Novas obras de esgoto da Sabesp beneficiarão Granja, Atalaia, Morro Grande e Rio Cotia

O Governo do Estado autorizou, nesta quinta-feira, uma  série de obras que vão ampliar o tratamento de esgoto na capital e na Grande  São  Paulo. Os investimentos da Sabesp somam R$ 624 milhões, fazem parte do Projeto Tietê e vão gerar 2.580 empregos diretos e indiretos.

O  pacote de ações inclui a instalação de grandes tubulações e de estações  de bombeamento que vão beneficiar o centro e as zonas leste, norte e oeste da  capital, além das cidades de Barueri, Cotia, Itaquaquecetuba, Osasco e Suzano.

A  construção de tubulações subterrâneas e estações de bombeamento é parte fundamental  do  processo  de  tratamento do esgoto na Grande São Paulo. É para  esses  tubos (chamados de interceptores e coletores-tronco) e bombas que  o  efluente  coletado de casas, prédios, comércios e indústrias segue até as estações de tratamento.

Em Cotia, Osasco e na zona oeste de São Paulo, começa ainda neste ano a  implantação  de 1,4 km de coletor-tronco, 3,7 km de redes nos bairros e quatro  unidades  de  bombeamento.  No  total, 94 mil moradores terão seus esgotos enviados para tratamento na ETE Cotia ou na estação de Barueri. As áreas  atendidas em Cotia incluem os bairros do Atalaia, Granja Viana, Morro Grande e Rio Cotia.