Novo projeto da linha 22 do Metrô que viria para Cotia, prevê final na Granja Viana

Em documento vazado ao qual o jornalista Ricardo Meier, do site MetrôCPTM, teve acesso, o novo projeto prevê a linha até 2028, mas não terá mais ponto final em Cotia, como publicou diversas vezes o Jornal Cotia Agora (veja links abaixo).

Apresentação da Secretaria dos Transportes Metropolitanos que teria vazado na semana passada revelou principais projetos estudados pela pasta.

O documento é tão detalhado que traz até mesmo as estimativas de investimentos para os próximos dez anos, embora seja negado pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos, mas sim a apresentação que a pasta traça os planos de expansão para metrô, trens metropolitanos e regionais e ônibus intermunicipais é uma peça real, segundo fontes ouvidas pelo site. Ela faria parte de um material em que o secretário Alexandre Baldy deveria mostrar (ou mostrou) ao governador João Doria os cenários possíveis para expandir os serviços de transportes coletivos de responsabilidade do estado.

Obviamente, os dados apresentados são uma coletânea de estudos em estágios diferentes de execução. Há desde obras em andamento com recursos já obtidos até planos genéricos cujo horizonte é tão distante que seria ingênuo acreditar na sua execução. Ainda assim, ela traça um panorama bastante interessante sobre como pensa a atual gestão.

No que diz respeito às linhas de metrô, o plano é bastante ambicioso. Prevê que a rede (incluindo linhas nas mãos do estado e da iniciativa privada) atinja cerca de 204 km até 2028. É mais do que o dobro da extensão atual, de pouco mais de 96 km. Mas para esse cenário se concretizar seria preciso superar obstáculos enormes que vão do orçamento apertado do governo a atrair parcerias com a iniciativa privada e também uma enorme disposição de outras esferas públicas em agilizar seus trabalhos para não comprometer cronogramas apertados – estamos falando de secretarias do meio ambiente, tribunais de Justiça e de Contas que poderiam contribuir ao fiscalizar esses projetos nas fases iniciais para evitar problemas e não atuar depois, quando os erros já foram cometidos.

Linha 22-Bordô

A linha pendular que sairá da Granja Viana e terminará na esquina das avenidas Rebouças e Faria Lima chegou a ser pensada como monotrilho com ponto final no Centro de Cotia, mas virou um metrô pesado.

Serão 13 estações espalhadas por 16,1 km de extensão que deverão receber um público estimado em 449 mil pessoas por dia. Pela sua característica, funcionaria mais como um trem metropolitano que servirá para trazer usuários de regiões distantes e que farão conexão nas três últimas estações, todas distantes das linhas centrais da cidade.

Na sequência apresentada no documento, a Linha 22 começará a ser estudada a fundo em 2021, mas terá as obras iniciadas em 2022 com entrega também prevista para 2028.

Caso todo esse plano se concretize, São Paulo teria cerca de 204 km de metrô (108 km extras), além de mais de 280 km de trilhos da CPTM, num total próximo a 500 km de trilhos – sem contar o Trem Intercidades, também previsto no documento. A região metropolitana então passaria a contar com 11 linhas de metrô, cinco a mais do que hoje, uma situação bem melhor do que a atual, mas ainda insuficiente para os desafios de mobilidade existentes.

Não custa voltar a lembrar que esse plano é um esboço e que nada do que foi descrito aqui está de fato confirmado, com exceção de trechos em obras. Mas é de se comemorar que todo o trabalho que o Metrô desenvolveu nos últimos anos esteja sendo considerado nessa apresentação. Em tempos não muito distantes, houve governadores que resolveram “inventar moda” e hoje estamos pagando por essa falta de planejamento.

Por Ricardo Meier – MetroCPTM

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