Novo relatório de rede futura do Metrô descarta a linha 22, que ligaria Capital a Cotia

Durante toda a última década, o Metrô de São Paulo, em balanços e relatórios, divulga mapas com projeções da rede futura, o que dá pistas sobre as futuras linhas implantadas. E foi dessa forma que na semana passada a empresa revelou as futuras ligações em seu Relatório Integrado de 2019, revelados pelo site Metrô/CPTM.

A surpresa ficou para o “sumiço” da linha 22 Bordô, que ligaria a Capital até Cotia, como já publicado inúmeras vezes pelo Jornal Cotia Agora.

Entre os projetos estão as já conhecidas 19-Celeste (Bosque Maia – Anhangabaú) e 20-Rosa (Prefeito Saladino – Lapa), além das ligações em obras ou implantação, como a 2-Verde, 6-Laranja, 15-Prata e 17-Ouro:

Linha 16-Violeta

Mas o que chama a atenção no mapa é a futura linha 16-Violeta, que ligará o Jardim Brasília, na Cidade Líder até a estação Oscar Freire. A nova parada, que ainda está na fase de estudos prevê as seguintes estações: Jardim Brasília, Cidade Líder, Rio das Pedras, Vila Antonieta, Cipriano Rodrigues, Renata, Abel Ferreira, Anália Franco (conexão com a Linha 2-Verde), Regente Feijó, Alvaro Ramos, Vila Bertioga, Paes de Barros, São Carlos – Parque da Mooca (conexão com a Linha 10-Turquesa), Vila Monumento, Lins de Vasconcelos, Aclimação, Paraíso (conexão com as Linhas 1-Azul e 2-Verde), Jardim Paulista, Nove de Julho, Augusta e Oscar Freire.

Linha 5-Lilás até Ipiranga

O mapa mostra também uma extensão da Linha 5 até a estação Ipiranga, futura conexão da Linha 10 com o monotrilho da Linha 15-Prata. Serão mais duas estações, uma na Avenida Ricardo Jafet e outro em Bom Pastor. O relatório consolida os planos também de levar a Linha 5 até o Jardim Ângela.

Linha para Cotia some do mapa

No mapa não é mostrado a futura linha 22-Bordô, que ligaria a região de Pinheiros até Cotia, por meio da Rodovia Raposo Tavares.

Sem monotrilho em Paraisópolis

Também não é mostrado o monotrilho da Linha 17-Ouro até Paraisópolis e tão pouco o restante da Linha até a estação São Paulo-Morumbi, como era previsto.

Por Renato Lobo – Do Viatrolebus