Nutricionista Fernanda Melle: Dormir pouco pode gerar mais desejo por guloseimas

Desejo exagerado por doces tem explicação! Estudos recentes mostraram que a privação do sono influencia diretamente no desejo por guloseimas porque afeta o controle sobre fome e saciedade. Além de ativar a região responsável pela produção de uma molécula chamada 2-oleoilglicerol que faz as pessoas optarem por alimentos mais calóricos.

Os mesmos estudos verificaram que mesmo após uma boa noite de sono depois de várias de privação de sono não diminui a vontade por doces, ou seja, os efeitos da qualidade do sono são relativamente duradouros e influenciam nas escolhas alimentares.

Vale ressaltar que essa vontade exagerada pode também estar ligada a deficiência de vitaminas e minerais e se esse desejo vier no final da tarde é devido a queda da serotonina, que ocorre com todas as pessoas, mas pode ser mais forte em indivíduos que possuem carência de ferro, magnésio, vitamina C, B6, B12 e ácido fólico.

Portanto, é importante dormir com qualidade e quantidade suficiente todos os dias e evitar os alimentos refinados e ricos em gorduras. Uma estratégia é manter por perto chocolates com maior porcentagem de cacau, biscoitos integrais, mix de frutas secas e praticar regularmente atividades físicas pois além de auxiliarem na qualidade do sono são responsáveis por ativar áreas do nosso cérebro que equilibram o desejo por guloseimas.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora.
Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle