Nutricionista Fernanda Melle: Você sabe montar um prato saudável?

Um dos primeiros passos para se ter hábitos alimentares saudáveis é saber montar um prato que seja saudável, gostoso e nutritivo.

Todos nós pensamos que prato saudável é aquele que possui pouco arroz, muita salada e uma carne não é mesmo? Essa ideia não está totalmente errada, mas há algumas regrinhas que podem te ajudar, principalmente se suas refeições são em self-service.

Imagine um prato vazio que deve ser preenchido 100%, mas não de qualquer forma, e a primeira regra é seguir essa proporção: 50% de vegetais crus e cozidos, 25% de proteínas de origem animal (carne de boi, porco, frango, peixe e ovos) e vegetal (soja, ervilha, grão de bico, lentilha, feijão) e 25% de carboidratos.

Se você tem dúvida em como equilibrar o consumo de arroz e feijão, use essa regra: duas partes de arroz para uma de feijão.

Vale também preencher este prato com frutas, prefira as mais cítricas como laranja ou limão, para temperar as folhas cruas.

Outra regra é escolher os alimentos baseados em suas cores, quanto mais colorido for o prato, maior será o aporte de nutrientes.

*Fernanda Melle dos Santos é nutricionista (CRN 57671/P) e escreve quinzenalmente no Jornal Cotia Agora. Contatos: 9-9686-5850 – email: [email protected] – Instagram: @DicadaMelle