Nutricionista lista o que comer e o que evitar nos dias mais quentes do Verão

Juliana Silveira destaca que é de extrema importância aumentar os cuidados com a saúde nesta época

Tem feito um calorão em boa parte do país. No Rio de Janeiro, por exemplo, esta semana teve sensação térmica chegando a 54°C e, em São Paulo, marcou a tarde mais quente do ano. É extremamente importante estar de olho na alimentação nesses dias para não se sentir mal.

“O calor causado pela estação provoca mal-estar e desidratação. Cuidar da saúde é de extrema importância para curtir o verão sem passar sufoco, cuidando sempre da hidratação e evitando certos alimentos”, destaca a nutricionista Juliana Vieira.

Ela elencou quais alimentos devemos inserir no cardápio alimentar nos dias muito quentes.

-As frutas da estação são boas opções para compor uma dieta balanceada para o Verão. Entre as que você encontrará com mais facilidade estão: melão, melancia, abacaxi, laranja, manga, caju, pera e uva. Quem quer aproveitar a alimentação para garantir aquele bronzeado, deve abusar das opções ricas em licopeno e betacaroteno, como cenoura, abóbora, melancia e tomate.
-Água: beber no mínimo, 2 litros de água por dia
-Sucos naturais, chás gelados, água de coco.
-Verduras, leguminosos, fibras, cereais e grãos, que auxiliam a digestão.
-Saladas: Elas trazem alívio térmico justamente por serem mais fáceis de serem digeridas pelo corpo. Mas, atenção: também podem ser fontes de bactérias caso não tenham sido lavadas e higienizadas corretamente.
-Os peixes e frutos do mar devem ser consumidos pelo menos duas vezes por semana. Eles se destacam não só pelo sabor, como também pelos nutrientes e principalmente pelo baixo teor de gordura.

Juliana também listou os alimentos que devemos evitar:

-Comida pesadas (carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese). Elas exigem mais do organismo no momento da digestão podendo gerar mal-estar, indigestão, estufamento e azia.
-Frituras: evitem salgados, batatas fritas, podem causar mal-estar, dores de cabeça, doenças cardiovasculares e aumento na pressão arterial.
-Álcool: interfere na hidratação do organismo e no funcionamento dos rins, impedindo as toxinas de deixarem o organismo facilmente.

-Sal: evite ao máximo comidas muito salgadas e ricas em sódio como peixes em conserva, temperos prontos, embutidos e carnes processadas, molho shoyu e salgadinhos/ o excesso de sal causa retenção e inchaços.
-Sobremesas pesadas: opte pela gelatina, picolés e smoothies de frutas, que refrescam de forma bem mais saudável.

“Com a alimentação certa e um corpo bem hidratado, com certeza o seu verão terá outro sabor”, finaliza a nutricionista.
Siga a Juliana: https://www.instagram.com/juvieiranutri/