Obra da Sabesp que trará água para a região de Cotia chega a 79%

O novo Sistema São Lourenço, maior obra de abastecimento da Sabesp, avança e atinge 79% de sua conclusão segundo informações da companhia na semana passada.

As obras de construção e tratamento estão sendo finalizadas e a previsão é que em dezembro seja iniciada a pré-operação, fase em que todas as funcionalidades são testadas em ambientes controlados e caso aprovadas são liberadas para plena operação.

O sistema irá oferecer a captação da água, a estação de tratamento, reservatórios e o assentamento das adutoras, que terão no total 83 km de extensão.

Os técnicos da Sabesp estão atuando em cinco frentes: Setor Atalaia, em Cotia (que hoje recebe água apenas do Alto Cotia e passará a ser atendido também pelo São Lourenço), Setor Mirante de Jandira, em Jandira (hoje só com o Baixo Cotia), Setor Tupã, em Barueri (atualmente atendido pelo Cantareira), Sistema Baixo Cotia, em Barueri, Itapevi e Jandira, e e a alça oeste do Sistema Cantareira, em Carapicuíba. A previsão é que até o final do ano os serviços estejam concluídos.

O São Lourenço é uma PPP – Parceria Público-Privada entre a Sabesp e um consórcio privado para instalar um novo sistema produtor de água para a Região Metropolitana de São Paulo.

O sistema vai bombear até 6,4 mil litros de água por segundo da represa Cachoeira do França, em Ibiúna, até a ETA (Estação de Tratamento de Água) em Vargem Grande Paulista. Essa água abastecerá cerca de 2 milhões de pessoas em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Por Raquel Duarte – Giro S/A