Obra de esgoto em Cotia destrói asfalto e munícipes cobram reparos da Sabesp

A Sabesp, através de uma empresa terceirizada, a Enotec, tem feito obras de ampliação da rede coletora de esgoto em diversos pontos de Cotia, o que vem causando alterações no sistema viário da cidade, devido ao impacto do serviço.

Mas, moradores de diversos bairros tem reclamado do péssimo serviço de reparo no asfalto, como na Rua Ladislau Nunes dos Santos, no Centro.

A rua foi toda recapeada pela Prefeitura em dezembro de 2019, um pedido de mais de 20 anos por parte dos moradores desta via curta, mas de importante ligação entre o Centro e a Raposo Tavares, com alto fluxo de veículos todos os dias.

No início de maio a Sabesp começou as obras na rua, o que levou cerca de 20 dias. Após a conclusão, a empresa terceirizada fez um remendo na rua e os moradores acharam que fosse algo provisório, que uma camada decente de asfalto viria depois.

Mas, a conclusão da obra foi dessa forma mesmo, com asfalto de péssima qualidade e desnível, o que acarretou dificuldades para veículos e pedestres passarem por ali. Trecho da Avenida Ralf Bolli também teve o tapa buraco e com a chuva do dia 6 de junho, parte do asfalto foi levado pela enxurrada.

Cansado de esperar um recapeamento decente, um morador está preparando uma ação judicial e promete entrar no Ministério Público contra a Sabesp, exigindo a entrega da rua da forma como estava, ou seja, com asfalto novo, sem buracos.

Para piorar, as máquinas e caminhões da Sabesp quebraram as calçadas de duas casas e não foram reparadas. “Não tem condições de ver a rua assim. Durante anos pedimos o recapeamento para a Prefeitura e somente em 2019 fomos contemplados com um asfalto novo. Sei da importância da obra da Sabesp, que vai beneficiar milhares de cotianos, mas não pode ter um serviço porco desse, é inadmissível deixarem nossa rua desta forma, por isso vou até a última instância na Justiça e na Arsesp para que eles voltem aqui e façam um novo recapeamento”.

Entramos em contato com a Prefeitura, que através da Secretaria de Obras, respondeu que houve nesta semana uma reunião entre a administração e a Sabesp e que ficou acertado de nos próximos dias ser feita a fresagem de meia faixa e novo asfaltamento na Ladislau e demais ruas do Centro onde a obra passou.

Também enviamos a reclamação do leitor para a Sabesp que informou que em relação a pavimentação, foi feito, por enquanto, somente a aplicação de uma primeira camada (provisória). Após isso, a Sabesp se reuniu com a secretaria de obras da cidade para definir os parâmetros da recomposição asfáltica. O processo de pavimentação ficou programado para a próxima semana, com previsão de conclusão para 14 dias.