Obras da Linha 6-Laranja de metrô superam 55% de execução
As tuneladoras da Linha 6-Laranja, também conhecidas como “tatuzões”, já construíram mais de 10 km de túneis das escavações norte e sul, conectando 10 das 15 estações previstas que ligam a zona norte ao centro da cidade. O trajeto inicia na Estação Brasilândia e termina na Estação São Joaquim (conexão com a Linha 1-Azul), com integração nas estações Água Branca (Linha 7-Rubi) e Higienópolis-Mackenzie (Linha 4-Amarela).
De acordo com o levantamento da Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões até o mês de agosto, 55,4% das obras já foram concluídas. O empreendimento é uma parceria público-privada firmada entre o Governo de SP e a concessionária Linha Universidade (Linha Uni). Com 15,3 km, a Linha 6-Laranja de metrô reduzirá para 23 minutos um trajeto que hoje é feito pela população de ônibus em cerca de 1h30. A linha deverá transportar mais de 630 mil passageiros por dia.
Com 30 metros de profundidade, a Estação Santa Marina, na Água Branca, é a que possui a obra mais adiantada (66,7%) e contará com três pontos de entrada/saída para os moradores da região: pela Avenida Santa Marina, Praça Dr. Pedro Corazza e Avenida Marquês de São Vicente. Os usuários da nova linha terão acesso às imediações da Academia de Futebol do Palmeiras, CT do São Paulo, TV Cultura e a Universidade Paulista.
Segundo a Linha Uni, outras sete estações já finalizaram mais da metade das obras: Brasilândia (62,6%), João Paulo 1º (56,3%), Freguesia do Ó (50,5%), Água Branca (64,8%), Sesc Pompeia (52,9%), Perdizes (64,9%) e Itaberaba-Hospital Vila Penteado (48,1%). Todas deverão ser entregues até 2026.
A nova Linha 6-Laranja é também conhecida como “Linha das Universidades”, por passar próximo a diversas instituições de ensino, como Centro Universitário São Camilo, PUC, FMU, FAAP, Mackenzie, Unip e Uninove. A obra conta com investimento de mais de R$ 19,1 bilhões.