Obras de mobilidade atrasam na região Oeste da Grande São Paulo

Projetos de corredores viários no Estado de São Paulo, incluindo o que corta a região Oeste, estão com obras e projetos atrasados em relação aos cronogramas apresentados pelo governo do Estado.

A lentidão foi revelada em reportagem publicada na edição de sexta do jornal Folha de São Paulo. Dentre os projetos em atraso, está o corredor Itapevi-São Paulo, também conhecido como Corredor Oeste e que vai cortar quatro cidades da região. As obras estão dividas em quatro frentes de trabalho, das quais duas estão em andamento.

A que enfrenta situação mais crítica, com as obras paralisadas, é a do trecho Itapevi-Jandira, que enfrentou duas quebras de contrato com empresas vencedoras da licitação. O prazo mais recente, divulgado pela EMTU, responsável pelas concorrências, para um novo contrato, era março deste ano. Mas a assinatura ainda não aconteceu. Esse foi também o primeiro trecho a ter as obras iniciadas, em 2012, e tinha prazo de entrega para o ano seguinte. Mas a empresa vencedora da licitação, após atrasar os trabalhos, rompeu o contrato com o governo do Estado e uma nova concorrência teve que ser aberta. As obras só foram retomadas em novembro de 2013, desta vez com previsão de entrega em dezembro de 2014, mas por atrasos no pagamento, o governo do Estado rompeu novamente o contrato, o que causou a atual pendência.

Os outros dois trechos em andamento vão de Jandira a Carapicuíba e de Carapicuíba a Osasco, incluindo a construção do terminal intermunicipal do Km 21. Nesse caso, não houve paralisação, mas lentidão nas obras. O terminal começou a ser construído em agosto do ano passado e a previsão era de entrega em julho deste ano, mas as obras ainda estão em andamento. Já o quarto trecho, que vai desse terminal até a Vila Yara, em Osasco, ainda não saiu do papel.

Com um total de 23,6 quilômetros de extensão, o corredor vai interligar os sistemas de ônibus intermunicipais, trens e metrôs partindo do futuro Terminal Metropolitano de Itapevi até a estação Butantã do Metrô, na Capital.

O governo do Estado informou, ao jornal, que a previsão é retomar as obras no trecho Itapevi-Jandira ainda este ano. Já o lote entre Jandira e Carapicuíba sofreu atrasos por conta de desapropriações.

O governador Geraldo Alckmin também abordou o assunto ontem. Em visita a Ribeirão Preto, ele foi questionado sobre os atrasos, em entrevista coletiva, e afirmou que não haverá paralisação nas obras por questões orçamentárias. Ele também afirmou que o lote entre Jandira e Carapicuíba está com 75% das obras executadas.

Do Webdiario

 

 

Um comentário em “Obras de mobilidade atrasam na região Oeste da Grande São Paulo

  • 20/07/2015 em 11:32
    Permalink

    Fora o metrô de Cotia… já deveria ter saído o Projeto…

Fechado para comentários.