Operação contra golpistas que invadem celulares e contas bancárias teve mandado judicial em Cotia

Criminosos que aplicam golpes virtuais foram presos durante ações da operação “Ghostbusters”, realizadas por policiais civis do Tocantins no sudeste do Brasil. Foram cumpridos 26 mandados judiciais na quinta-feira (17) em São Paulo, Guarulhos, Osasco, Cotia e em Uberaba. As vítimas perderam cerca de R$ 275 mil.

Na terça-feira (15), equipes da Polícia Civil cumpriram mandados no litoral paulista também em investigações que apuram crimes virtuais que fizeram vítimas na capital tocantinense.

Na nova operação, foram cumpridos um mandado de prisão preventiva, um de prisão temporária e 23 de busca domiciliar. Há um mandado de prisão temporária ainda em aberto, em que o criminoso está sendo procurado pelas equipes.

Segundo a Polícia Civil, a operação investiga o crime conhecido como ‘mão fantasma’, tipo de fraude em que os criminosos invadem aparelhos celulares e instalam um aplicativo para remoção de vírus, mas na verdade servia para gerenciamento remoto de dispositivos.

Este é um desdobramento de investigações que começaram em 2022, quando três vítimas tiveram suas contas bancárias invadidas após instalarem o citado aplicativo de gerenciamento remoto.

Foram apreendidos chips telefônicos, cartões bancários e recibos em nome de terceiros. Um carro possivelmente comprado com o dinheiro furtado das vítimas está na lista das apreensões.

A polícia destacou que os bandidos vão responder pelos crimes de associação criminosa, invasão de dispositivo informático e furto eletrônico. Também há indícios de lavagem de capitais, falsidade ideológica e uso de documento falso.

Do G1