Operação da polícia da Bahia cumpre mandado de prisão em Cotia

Três integrantes de um grupo empresarial do setor de comercialização de fios e cabos condutores elétricos de cobre foram presos durante a “Operação Fio Condutor”, do Ministério Público da Bahia (MP-BA), nesta quinta-feira (19). A suspeita é de que a empresa tenha sonegado pelo menos R$ 129 milhões em impostos.

De acordo com o MP-BA, foram cumpridos três mandados de prisão e 10 de busca e apreensão no município de Camaçari, Cotia, São Paulo e Guarulhos. Segundo o órgão estadual baiano, foi pedido o bloqueio dos bens das pessoas físicas e jurídicas envolvidas para garantir a recuperação dos valores sonegados.

A operação tem o objetivo de interromper o esquema e coletar provas. O esquema fraudulento foi identificado pela inteligência fazendária da Secretaria da Fazenda da Bahia.

As investigações apontaram que a fraude tributária:

-se utilizou de empresas fantasmas sediadas em São Paulo;
-as empresas tinham nos quadros societários, dentre outros, sócios fictícios;
-esses sócios fictícios emitiam notas fiscais eletrônicas irregulares;
-as notas simulavam operações de vendas de mercadorias;
-o objetivo era gerar créditos fictícios de ICMS para outras empresas do grupo localizadas na Bahia.

As investigações apontaram ainda que também eram utilizadas empresas em nome de terceiros para produção e comercialização de fios de cobre. Depois eram sucedidas por outras empresas do mesmo grupo e da mesma atividade industrial, prática essa que gerou valores milionários de débitos tributários de ICMS.

A constituição de empresas em nome de terceiros promovia a blindagem patrimonial dos verdadeiros proprietários do grupo. São investigados, ainda, crimes de lavagem de dinheiro, crime falimentar, falsidade ideológica, além de material e associação criminosa possivelmente relacionados à prática da sonegação fiscal.

Em São Paulo, a ação foi deflagrada com o apoio do Gaeco, três delegados e 18 policiais civis e oito agentes da Secretaria da Fazenda paulista.

Do G1 BA