Opinião – Eleições 2024: Cenário político de Cotia ressuscita até ex prefeito da cidade

Por Sam Ávila – Repórter especial de política

Ainda faltam menos de 28 meses para as eleições municipais, que vão eleger prefeito e vereadores. Mas, os burburinhos surgem na cidade de Cotia, sobre novos candidatos, filiações partidárias e nomes que podem concorrer aos cargos no pleito de 2024.

Rogério Franco está em seu segundo mandato e não pode mais concorrer, vai ter que apoiar alguém, um nome novo, um candidato que possa dar “continuidade” ao seu trabalho.

Porém, faltam nomes, o cenário político de Cotia é pobre, não há mais políticos com representatividade, os atuais vereadores (alguns pensam em candidatura a prefeito) são fracos politicamente, sendo que até podem concorrer em 2022 a deputado para aumentar seu conhecimento junto aos eleitores.

Há falta de políticos com “colhão” ou políticos “macacos velhos”, já que os veteranos, estão aposentados. Opa. Estão mesmo? Rogo a Deus todo dia que sim. Mas, essa história pode estar tomando outro rumo.

Vou explicar. Conversando com políticos e pessoas ligadas a eles na cidade, ouvi o nome de um ex prefeito, aliás, o pior prefeito de Cotia, segundo a opinião de boa parte da população.

E me contaram que Rogério Franco, que deve apoiar alguém na próxima eleição, estaria descontente com os nomes que surgem no cenário, como os vereadores Sergio Folha (que hoje é secretário de Habitação), Celso Itiki (seu líder na Câmara) e até alguns de seus secretários postulantes ao cargo máximo da política cotiana.

Daí, dá margem e brechas para fofocas, comentários, burburinhos, de outros nomes. E, neste cenário, tem se comentado na cidade o nome de Carlão, que já foi prefeito por dois mandatos e não cumpriu com mais de 90% de seus planos de governo prometidos nas duas eleições. (LEIA MATÉRIA AQUI).

A volta de Carlão é um retrocesso, assim como seria de Quinzinho Pedroso, Mário Ribeiro, entre outros. Mas, o que fazer em um cenário onde não existem nomes fortes e ter de apostar em políticos inexperientes para assumir a Prefeitura de Cotia, a partir de janeiro de 2025?

Vale lembrar que os outros partidos também não tem nomes. Welinton Formiga ainda é uma pessoa que tenta entrar na política há muito tempo, mas já perdeu três eleições e pode pedir música no Fantástico.

Outros nomes surgem (como surgiram em 2020), mas são meros participantes do pleito, seja de partidos de direita, centro, esquerda, lateral, cima ou baixo.

Há tempos que não escrevo aqui neste veículo de comunicação, o Jornal Cotia Agora, que abriu as portas para mim no jornalismo há alguns anos e me direcionou para uma carreira que hoje posso em muito me orgulhar. Mas, volto a escrever e, como sempre disse, a política cotiana é surreal, e assim serão as eleições de 2024, onde o povo cotiano, mais uma vez, terá a árdua missão de escolher seus representantes, mas sem gente confiável.

*Sam Ávila é advogado e jornalista com passagens por veículos como Jornal Cotia Agora, Estadão, Reuters e CNN.