Orçamento da Prefeitura de Cotia para 2024 pode ser de quase R$ 1,5 bilhão

Em 2024, o total das receitas de Cotia deve ultrapassar R$ 1,42 bilhão, o que representa um aumento de quase 4% em relação a 2023. A estimativa foi apresentada em Audiência Pública da LDO – Lei de Diretrizes Orçamentárias, realizada pela Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal.

O contador da Câmara Municipal, Adriano Resende, explicou que a LDO compreende as metas e prioridades da administração pública e orienta a elaboração do orçamento. “Por mais que tenhamos um detalhamento de valores, como o total previsto em arrecadação e quanto será alocado em cada programa, trata-se de uma estimativa. Se a Prefeitura for, por exemplo, construir uma creche, a LDO tem as diretrizes para saber como isso vai impactar no orçamento do ano seguinte”, esclareceu.

Entre as prioridades definidas na LDO estão a implantação do Centro do Idoso e do Centro da Criança e do Adolescente, bem como de estrutura para atendimento às mulheres, inauguração de duas creches, reforma e ampliação de escolas e expansão do agendamento online de consultas em 26 UBSs. Na área de cultura e lazer, devem ser construídos três núcleos esportivos e o teatro municipal com espaço de lazer externo.

A LDO é elaborada anualmente pelo Poder Executivo com base no PPA – Plano Plurianual e norteia a elaboração da LOA – Lei Orçamentária Anual, que é o orçamento propriamente dito.