Parte do antigo prédio da Genovesi, em Cotia, será demolido

Em breve vai chegar ao fim a história da antiga empresa Genovesi S/A, localizada no Km 31,5 da Raposo Tavares. O prédio hoje virou uma ‘cracolândia’, onde ficam, principalmente à noite, diversos ladrões, que roubam munícipes nos arredores e usuários de drogas, que há anos vem trazendo o terror para moradores do bairro do Portão.

Genovesi nos anos 50

Segundo apurou o Jornal Cotia Agora, parte do prédio pertence à família do Dr. Lineu de Góes, que faleceu em outubro de 2019. Dr. Lineu queria construir no local uma faculdade, mas não conseguiu realizar o sonho. Agora, parte do prédio será demolido, mas ainda não há informações do que será feito no local e quando o serviço acontecerá.

Outra parte do terreno quase foi leiloada há alguns anos, e pertence à outra família. A Genovesi veio para Cotia nos anos 40 e fabricava brinquedos tubulares, como bicicletas e velocípedes e artefatos domésticos, como escadas e tábuas de passar roupas, entre outros.

A empresa faliu nos anos 90 e daí para frente um grande processo correu na Justiça. O local da antiga fábrica chegou a ser usado como igreja evangélica de 2000 a 2004 e depois uma casa noturna entre 2010 e 2011, mas depois disso, ficou fechada e foi saqueada por criminosos, que roubaram telhas, portas e demais utensílios. Com o passar do tempo, com a área aberta, virou moradia de drogados e ladrões.

Vista aérea do Google na área
Fachada em 2010, época de casa noturna