Plano Diretor de Cotia gera debate acalorado em audiência pública na Câmara

Quase 100% das cadeiras da Câmara de Vereadores de Cotia foram ocupadas na tarde de quarta-feira (17), em audiência pública para discutir o Plano Diretor e a Lei de Uso e Ocupação do Solo do município. Moradores de diversas regiões compareceram em peso, mesmo em dia útil e horário comercial, para debater o futuro da cidade.

Após a apresentação da proposta pela Prefeitura e discursos dos vereadores, a palavra foi aberta ao público. Logo de início, a Dra. Lynette James, presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da OAB de Cotia, apontou grave falha no processo: a ausência do Conselho do Meio Ambiente na elaboração da proposta, o que torna o processo inconstitucional.

A principal preocupação dos presentes era a verticalização excessiva, com a possibilidade de construção de prédios de até 25 andares. A população teme que a infraestrutura precária da cidade, como saneamento básico, energia elétrica, mobilidade urbana, segurança pública e equipamentos de saúde e educação, não suporte tal crescimento vertical.

“80% do esgoto de Cotia não é tratado, e cerca de 30 mil cotianos saem da cidade para trabalhar diariamente por falta de oportunidades”, alertou o arquiteto e urbanista Fernando Confiança. “Um prédio de 25 andares terá 75 metros de altura. Imaginem esses ‘paredões’ em ruas estreitas como as de Cotia”, ilustrou, pedindo aos presentes que se manifestassem contra a proposta. A grande maioria ergueu os braços, em sinal de reprovação.

Moradores de diversas regiões, como Granja Viana, Caputera, Centro, Lajeado, Morro Grande e Jardim Japão, organizados pelo Coletivo PanVerde, protocolaram mais de 2 mil assinaturas em abaixo-assinado contra a verticalização excessiva.

A audiência pública evidenciou a profunda insatisfação da população com a proposta da Prefeitura. Resta saber se os vereadores levarão em consideração as demandas da comunidade e farão as devidas alterações no Plano Diretor e na Lei de Uso e Ocupação do Solo.

Fernando Confiança ao lado de Daniela Terracini e Marcia Catunda, do Coletivo PanVerde