PM de Cotia afirma que crimes relatados por moradores não foram informados à corporação

Considerando a publicação (LEIA) do Jornal Cotia Agora, em 24 de janeiro de 2022, que trata de denúncias quanto a ocorrências de furtos e assaltos em bairro de Cotia, no qual um morador do Residencial Jardim dos Alpes, localizado na Avenida Odair Pacheco Pedroso – Quinta dos Angicos, relata crimes que ocorrem com moradores e visitantes do residencial, informamos (3ª Cia PM – Cotia) que em pesquisas não foram localizados boletins de ocorrências com os fatos citados nos últimos três meses.

A 3ª Companhia PM, responsável pelo policiamento ostensivo preventivo de Cotia (Centro-Granja Viana) esclarece que a Policia Militar do Estado de São Paulo acompanha através de Sistemas de Informações de Bancos de Dados da Administração Publica, COPOM Online e Infocrim (Sistema de Informações Criminais) da Secretaria de Estado da Segurança Publica os registros de ocorrências de toda a área para, desta forma, elaborarmos analise criminal e planejamento operacional no intuito de direcionar viaturas e equipes policiais aos logradouros de incidência de delitos.

Importante ressaltar que a elaboração dos boletins de ocorrência nas Delegacias de Policia Civil, presencialmente ou mesmo, através da Delegacia Eletrônica, bem como as ligações ao 190 para a Policia Militar, possibilita a visualização em mapas das ocorrências de roubos e furtos, ferramenta essencial de acompanhamento e planejamento.

Vale ressaltar que o Governo de São Paulo lançou aplicativos para acionamento da PM e Bombeiros, sistemas que facilitam o contato da população com as forças de segurança e auxiliam o despacho de viaturas para os locais de ocorrência. O aplicativo “190 SP” permitirá o registro de denúncias de diferentes naturezas como violência domestica, perturbação de sossego, alarme disparado e aglomerações. Novas modalidades serão disponibilizadas a cada atualização, que permitirá dentre em breve, o envio de fotos, áudios e vídeos, como reforço do fato registrado.