Polícia Civil prende em Cotia agiotas que ameaçavam comerciante

A Polícia Civil de São Paulo realizou na manhã desta sexta-feira (3) a Operação Usura contra um grupo criminoso que praticava extorsão em Cotia. A ação foi coordenada pela 2ª Delegacia de Polícia de Repressão a Extorsões da DAS (Divisão Antissequestro), que investiga os crimes de associação criminosa, extorsão e agiotagem, que é o empréstimo de dinheiro com cobrança exorbitante de juros.

De acordo com o delegado Sérgio Ricardo, responsável pela operação, as investigações tiveram início há cerca de dois meses após um comerciante ser ameaçado pela quadrilha se denunciasse os abusos sofridos.

Segundo o delegado, a vítima, que possui um pequeno comércio em Cotia, estava passando por problemas financeiros durante a pandemia e decidiu realizar empréstimo com um agiota.

O comerciante, que já não estava em boas condições financeiras, não conseguiu realizar o pagamento da dívida e passou a ser ameaçado pela quadrilha. Com o atraso na quitação das parcelas, a vítima e a família passaram a ser ameaçadas. Para intimidar o devedor, os criminosos se dirigiam constantemente até o estabelecimento para cobrar a dívida, além de enviarem fotos com armas para o celular do homem.

Com medo, a família fechou temporariamente o comércio e se mudou para o Paraguay, retornando ao Brasil apenas após o início da operação.

Equipes se deslocaram até Cotia, onde cumpriram ao menos 10 mandados de busca e apreensão e dois de prisão. Três membros da quadrilha e a esposa de um quarto integrante foram presos.

Segundo o delegado, um dos presos foi identificado como parte do grupo armado que ameaçava as pessoas devedoras. A polícia acredita que o grupo seja bem articulado, com funções e tarefas definidas.

Outros sete criminosos também já foram identificados. A polícia espera também por novas vítimas do grupo.

Informações e foto da Polícia Civil